sábado, 1 de janeiro de 2011

JESUS QUER A NOSSA FELICIDADE

1 de Janeiro

"Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como Se assentasse, aproximaram-se os Seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los." Mateus 5:1

Estamos no primeiro dia deste ano. Nesta altura, todos ouvimos e lemos inúmeras vezes a expressão: Feliz Ano Novo!
Ao começar o ano, vamos relembrar as confortadoras palavras de Jesus, que mostram que Ele deseja que sejamos felizes. A felicidade que Jesus deseja não é a felicidade fugaz que advém apenas da alegria de festas passageiras. Não. É uma felicidade sólida e profunda, que deverá começar aqui e prolongar-se por toda a eternidade.
Jesus procurava um retiro para o merecido descanso. Ao subir a montanha, a multidão também O acompanha. Do cimo do monte contempla as pessoas ao Seu redor e os Seus olhos vêem o que em geral nós não costumamos ver. O coração de Jesus emociona-Se diante das necessidades humanas. Ali estavam as pessoas com todos os seus problemas, ansiosas por felicidade.
Talvez alguns estivessem com o estômago vazio; outros, depois da longa caminhada e da subida da montanha, estavam com sede; outros traziam o coração amargurado e triste por causa de injustiças ou falta de misericórdia e de amor da parte de alguém. Havia também aqueles que, pelo facto de contemplarem a pureza retratada no rosto de Jesus, sentiam no seu próprio coração o peso dos pecados que manchavam a sua alma. Ali estavam também os sofredores, aqueles que, na sua sinceridade e amor para com a verdade e a justiça, procuravam manter uma conduta correcta, mas que por isso sofriam o ridículo e até perseguições.
Do alto do monte Jesus viu tudo isso e o seu coração de amor sentiu o desejo de transmitir ao povo uma mensagem de fé, amor e esperança. Decide então tocar na corda mais sensível do coração humano: o desejo que todos temos de ser felizes. Toma o Seu lugar de Mestre e Professor e começa a ensinar ao povo o caminho da felicidade. Hoje, a história de Jesus pode repetir-se connosco. Temos também as nossas alegrias, angústias, tristezas, necessidades e anseios, da mesma forma que o povo que estava com Jesus no monte. É animador o facto de sabermos que Jesus conhece tudo! O Seu coração de amor compreende-nos e quer que todos sejamos plenamente felizes. Iniciemos este novo ano abrindo os ouvidos à voz de Jesus.