domingo, 2 de janeiro de 2011

FELIZES OS POBRES DE ESPÍRITO

2 de Janeiro

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos Céus." Mateus 5:3

O texto desta meditação, na versão Interconfessional, diz: "Felizes os que têm coração de pobres, porque deles é o reino dos Céus." É bem simples a compreensão da mensagem que Jesus queria transmitir. As pessoas que, no fundo do coração, sentem a sua indignidade e a total necessidade da misericórdia divina, são as que se encontram em condições de receber a bênção da graça de Jesus. Estas são realmente felizes!
Exactamente em oposição àqueles que Jesus disse que seriam felizes por sentirem essa dependência divina, está uma mensagem de advertência no livro do Apocalipse. Ali, vemos Jesus revelando-Se ao apóstolo João, numa mensagem dirigida aos que se dizem cristãos, mas que são orgulhosos, cheios de si. São os que se julgam sabedores de tudo e donos de toda a verdade. A advertência de Jesus é: "Vocês dizem: 'Somos ricos, fizemos fortuna, não temos necessidade de nada.' Mas não se apercebem que são desgraçados e miseráveis, pobres, cegos e nús." Apocalipase 3:17 (TIC).
Jesus sabe exactamente aquilo que somos bem no fundo da nossa alma e não simplesmente aquilo que aparentamos ser. Podemos ter uma boa reputação, mas o que Jesus conhece é o nosso carácter. E quando confrontamos a nossa vida com o carácter de Jesus, é que sentimos quão pobres e miseráveis somos.
A solução da nossa pobreza espiritual está na aceitação do conselho de Jesus: "Aconselho-vos que me comprem ouro fino para serem ricos; roupas brancas para se vestirem e não se sentirem envergonhados." Apocalipse 3:18 (TIC).
Eis a oferta de Jesus. A riqueza do Seu amor e da Sua graça, que poderemos adquirir gratuitamente. De igual forma, Ele nos oferece as vestes brancas da Sua justiça, a fim de cobrir a indignidade da nossa vida pecaminosa. Poderíamos ter mensagem mais alegre do que esta para nos dar alento no início de um novo ano? "Felizes os que têm coração de pobres, porque deles é o Reino dos céus."

TIC = Tradução Interconfessional