quinta-feira, 7 de abril de 2011

CORAÇÃO ALEGRE

7 de Abril

"O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos." Provérbios 17:22

Todos nós, mais cedo ou mais tarde na vida, acabamos por entender que os nossos pais têm sempre muita coisa boa para nos ensinar. Os meus pais, por exemplo, deixaram-me como maior herança, preciosos ensinamentos que eles exemplificaram com a sua vida. O 'Sr Willes', como era conhecido o meu pai que se chamava Guilherme, viveu 99 anos e 4 meses. Até aos últimos dias da sua vida foi sempre optimista, alegre e muito bem-humorado. Aliás, ele foi a ilustração viva de que: "O coração alegre é um bom remédio."
É interessante como a ciência médica, recentemente, tem vindo a dar muita importância à relação entre o estado de espírito e a saúde. Descobriu-se, por exemplo, que certas glândulas do nosso organismo, ao fabricarem e lançarem as endorfinas em circulação na corrente sanguínea, provocam uma forte reacção em favor tanto da manutenção do bem-estar físico como da cura de muitas doenças. Mas, o que é que faz com que essas glândulas produzam as endorfinas? A resposta é simples e maravilhosa: o bom humor e a alegria.
Quanta sabedoria reside neste antigo provérbio de Salomão, escrito há quase três mil anos: "O coração alegre é um bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos." Está também provado pela ciência médica que as tristezas, o espírito abatido e o pessimismo, sem dúvida alguma, diminuem as defesas do organismo e proporcionam condições favoráveis para as doenças se alojarem. Por outro lado, a gratidão, a alegria e a plena confiança em Deus fazem com que as glândulas produzam endorfinas na quantidade certa e mantêm o organismo saudável e a alma feliz.
Habituemo-nos a praticar o bom humor e a alegria. Contemplemos a beleza dos matizes variados de cada nascer ou pôr do sol. Vamos admirar as flores, vamos sorrir com as crianças, vamos contemplar o arco-íris, vamos ouvir o trinar dos pássaros. A natureza dá-nos inúmeros motivos para nos alegrarmos.
E, mesmo que a vida não nos sorria, olhemos com confiança para as promessas divinas. Elas são a esperança da nossa fé e a certeza do nosso futuro. Continuemos a olhar com confiança para Jesus e vamos alegrar-nos e sorrir. Ele ama-nos!