terça-feira, 4 de janeiro de 2011

FELIZES OS MANSOS E HUMILDES

4 de Janeiro

"Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra." Mateus 5:5

É interessante notar que este texto, na versão Interconfessional, diz o seguinte: "Felizes os humildes, porque terão como herança a terra prometida." Na realidade, as duas versões estão correctas quando se referem aos mansos ou humildes. Nas línguas hebraica e grega as palavras utilizadas podem ter tanto a conotação de mansos, como também de humildes. Nós, em português, chegamos à conclusão de que as duas palavras se completam. Uma pessoa não pode ser humilde se não for mansa. Por outro lado, a mansidão só será real se for acompanhada da humildade.
Estas duas virtudes devem ser a característica em destaque na vida de qualquer cristão. Sabemos que não são coisas fáceis de ser encontradas e desenvolvidas. A humildade é uma virtude muito especial e delicada. Disse alguém: "A humildade é a única coisa que perdemos quando sabemos que a temos."
A mansidão e a humildade são atitudes do coração e da mente que devem ser exteriorizadas através da vida na prática de actos correspondentes. Só possuem essas virtudes de maneira expressiva aqueles que forem santificados pela presença de Cristo Jesus e do Seu terno amor no coração. A Bíblia diz-nos que o espírito afável é muito apreciado diante dos olhos divinos. "Que a vossa beleza esteja no interior do coração, beleza que não passa e que consiste no espírito de modéstia e mansidão." I Pedro 3:4.
Os mansos e humildes são aqueles que dominam o seu próprio eu. Os nossos primeiros pais perderam o direito de viver no paraíso porque colocaram a sua própria vontade e o eu à frente da vontade de Deus. Mas agora a promessa divina é que os mansos e humildes receberão de novo o direito à Terra e ao paraíso, como herança.
Hoje não são os mansos e humildes que são os donos do mundo. Mas, os que trilharem o caminho da humildade e da mansidão ao lado de Jesus, sintam-se bem-aventurados e felizes porque a seu tempo os reinos deste mundo serão entregues de novo a Jesus e aos santos, isto é, aos que têm aprendido o caminho da mansidão e da humildade. "Bem-aventurados os mansos porque herdarão a Terra."