quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

FOME E SEDE

5 de Janeiro

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos." Mateus 5:6

Ter o estômago vazio e nenhuma esperança de encontrar alimento, e ter a boca seca e não poder chegar a alguma fonte, devem ser duas das mais tristes e duras experiências da vida. Fome e sede!
Estas são duras realidades em algumas regiões áridas ou semi-áridas do nosso planeta. Usando como ilustração a fome e a sede, que eram tão familiares a muitas pessoas do povo de Israel, Jesus propôs-lhes esta bem-aventurança, que na Bíblia na Linguagem Corrente diz "Felizes os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois Ele os deixará completamente satisfeitos."
O auditório de Jesus naquela montanha estava a compreender muito bem o que o Mestre lhes queria dizer. Muitos deles já tinham experimentado na própria carne o que significava ter fome e sede. Quando um faminto tem à frente um prato de apetitosa comida, exalando um agradável aroma, as glândulas salivares funcionam rapidamente e lançam grande quantidade de saliva na boca. Da mesma forma, o sedento, estando quase a desfalecer, arregala os olhos e abre-se num agradável sorriso quando se lhe oferece um copo de água fria. Fome e sede!
Porém, nesta bem-aventurança Jesus não está a tratar de coisas físicas, mas espirituais. Ele está a falar de fome e sede de justiça, de fazer a vontade de Deus. Ele está a querer ensinar-nos que as pessoas que, com disposição, vontade e alegria, procurarem fazer a Sua vontade e cumprir com a Sua justiça serão felizes.
Felizes os que têm a consciência tranquila por serem obedientes a Deus. "Felizes os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois Ele os deixará completamente satisfeitos."