quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A ALEGRIA PERANTE A TRISTEZA

9 de Fevereiro

"Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho." Salmo 4:7

Durante os últimos 20 anos, muito se tem pesquisado e escrito sobre o efeito fantástico que o espírito alegre exerce sobre a vida física. Todos sabemos que não é nada fácil manter o bom humor e a alegria quando se está a sentir na própria carne alguma dor ou doença. Norman Cousins, ao publicar o livro Anatomia de uma Doença, demonstra, pela sua própria experiência, que isto é possível mesmo tratando-se de doenças muito graves.
Na década de 60, ele contraiu uma doença degenerativa que ataca a coluna vertebral, chamada espondilite anquilosante, e a sua possibilidade de sobreviver era de apenas uma em quinhentas. Entretanto, em vez de permanecer no hospital à espera de se tornar num número estatístico, resolveu, com a autorização dos médicos, sair e hospedar-se num hotel das redondezas. Sob a vigilância de uma enfermeira, Norman, com o corpo quase todo paralisado, reunia os amigos para assistir a programas de "apanhados" e séries cómicas na TV. Assim, esforçava-se por manter ao seu redor um espírito de alegria e optimismo. Gradualmente foi recuperando até poder voltar a viver e trabalhar normalmente. Cousins morreu em 1990, aos 75 anos.
Não restam dúvidas: um riso espontâneo e uma boa gargalhada são óptimos para uma boa descontracção muscular. Isto porque, não apenas os músculos da face, mas de todo o corpo, tendem a distender-se. É a explicação para o facto de muitos sentirem as pernas bambas de tanto rir ou a bexiga esvaziar-se sem aviso, após ouvir uma história hilariante.
Eis aí o contraste. Enquanto a ansiedade e a preocupação injectam adrenalina no nosso corpo, preparando-nos para fortes acções ou reacções, o bom humor e o riso desenvolvem a endorfina, que proporciona ao organismo um óptimo bem-estar para promover a saúde. Por isso David escreveu as palavras do Salmo 4:7 e 8 - "Mais alegria me puseste no coração... Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só Tu me fazes repousar seguro."
A segurança que encontramos na salvação que Jesus concede, dá-nos motivos para sermos sempre alegres, mesmo no meio de alguns infortúnios.