sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

VELOCIDADES MÁXIMA E MÍNIMA

4 de Fevereiro

"Não sejais vagarosos no cuidado: sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor." Romanos 12:11

Acostumado a viajar pelas estradas do Brasil, achei interessante o facto de, em algumas estradas da Europa, haver o estabelecimento de velocidades máxima e mínima permitidas. Assim, todos os motoristas deveriam dirigir os seus veículos dentro da faixa permitida. Tanto os que eram demasiado vagarosos como os que exageravam na velocidade poderiam ser punidos. Estas normas são interessantes e úteis sob dois aspectos. Quem anda demasiado devagar atrasa a própria viagem e atrapalha os outros. Por outro lado, quem exagera na velocidade coloca em perigo a própria vida e a dos outros também.
Na estrada espiritual da vida, seria bom que pudéssemos ter placas indicativas proibindo os exageros. Esses exageros seriam facilmente detectados pelas extremidades que vão desde o relaxamento e displicência, até ao zelo excessivo, que também é conhecido como fanatismo.
Vou mencionar apenas dois textos bíblicos para que compreendamos que todos os conselhos de Deus, para nós, são no sentido de que sejamos pessoas equilibradas e sensatas. O apóstolo Paulo, em Romanos 12:11 diz: "Não sejais vagarosos no cuidado: sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor." É bom lembrar que, de acordo com o original grego, a palavra 'vagarosos', usada neste texto, quer dizer não sejam lentos, tímidos e descuidados. Ou seja, não andem devagar!
O outro texto vem do diálogo de Elifaz com Job e está em Job 5:2 - "Porque a ira do louco o destrói, e o zelo do tolo o mata." É o zelo sem entendimento que tem levado inúmeras pessoas ao caminho do fanatismo. Geralmente, o fanático é aquele que passa o tempo a policiar os outros quanto à prática de princípios e doutrinas. O zelo com entendimento é vivido com sensatez, equilíbrio e amor para com Deus, sobre todas as coisas, e para com o próximo como a nós mesmos.
Que o amoroso Deus nos ajude a ser equilibrados e sensatos na nossa caminhada espiritual rumo à eternidade. Que o zelo que dedicarmos à fé seja exercida com entendimento e equidade.