terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CRESCIMENTO NORMAL

25 de Janeiro

"O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano." Salmo 92:12

Uma das leis da Natureza é o crescimento. E como é maravilhoso acompanhar o desenvolvimento dos animais, das aves, das plantas e dos seres humanos. Há tempos atrás, notei que um sabiá estava a fazer o seu ninho no limoeiro do quintal da minha casa. Creio que, em face da segurança que sentia, não se importou de o fazer num galho baixo e de fácil acesso. Assim, passei a observá-lo. Dias depois, terminado o ninho, pude ver um bonito ovo. E, para minha surpresa, ao voltar de uma viagem, encontrei ali um desengonçado filhote.
O crescimento dele foi muito rápido. Depressa apareceram as penas. Num fim-de-semana, ao voltar para a minha casa depois de vários dias de trabalho fora, o ninho já estava vazio. Durante aquele período, o novo sabiá aprendera a voar, tornara-se independente e tinha-se ido embora. Isto é crescimento!
O salmista David tem lindas e apropriadas palavras sobre o crescimento do justo: "O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro do Líbano." As árvores são assim: enquanto estão vivas, estão a crescer. As palmeiras são tradicionais por marcarem o seu crescimento, e os anos de vida que têm, pelo número de anéis que vão deixando no tronco. Cada anel deixado no tronco representa que novas folhas, novas flores e novos frutos foram produzidos.
Foi pensando nesse tipo útil de crescimento que o salmista David disse que o justo deve crescer como a palmeira. Não importa se no meio da mata ou sozinha no campo, a palmeira cresce, enfrentando os ventos e as tempestades, permanecendo sempre firme. As suas raízes são fortes e profundas, e o seu tronco é constituído de um tecido fibroso que lhe dá uma resistência a toda a prova.
Também é assim com o cristão. Não importa se ele vive só, isolado, ou numa comunidade de crentes; em quaisquer circunstâncias está sempre em crescimento. As suas raízes espirituais estão firmemente aprofundadas em Cristo. A estrutura da sua fé é de uma forte e inabalável fibra, elaborada pelo poder da graça de Cristo! Podem soprar os ventos das dificuldades. Podem vir as tempestades das provações. Ele permanece firme e inabalável na rocha, que é Cristo. E, ao longo da vida, vai acrescentando não apenas a soma de aniversários comemorados, mas as marcas dos frutos produzidos para Cristo.