segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CONTENDAS E MENTIRAS

24 de Janeiro

"Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a Sua alma abomina." Provérbios 6:16

O livro de Provérbios contém muitas instruções úteis para a vida. Bem poderíamos chamar-lhe: o 'Livro dos Conselhos'. No capítulo 6, versos 16 a 19, o sábio Salomão apresenta-nos uma lista de coisas que aborrecem Deus, e culmina mencionando algo que a Sua alma abomina. As seis coisas que aborrecem Deus são: "Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projectos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras." Depois completa a lista mencionando o que o coração divino abomina: "o que semeia contendas entre irmãos."
Temos que entender que Deus não se agrada, mesmo nada, de pessoas orgulhosas. É fácil saber o porquê. A exaltação própria impede-as de reconhecer as suas debilidades e fraquezas. Consequentemente, não sentem necessidade de confessar os seus pecados e de ter o perdão divino. É por isso que, enquanto persistir a exaltação e o orgulho no coração, não pode haver salvação.
É interessante notar que esse defeito de carácter é colocado no mesmo nível do 'homicídio' (mãos que derramam sangue inocente). Sabe porquê? É simples. O orgulhoso está a rejeitar a salvação e com isto está a perder a vida eterna; e, consequentemente a praticar o suicídio indirecto. Homicídio e suicídio estão ao mesmo nível.
Na parte final, após falar sobre a testemunha falsa, Salomão culmina dizendo que Deus abomina os que semeiam contendas ou discórdias. É bom que notemos que há duas maneiras de se fazer isso. A primeira é através da disseminação de mentiras ou verdades parciais; quando só se menciona a parte da verdade que interessa. A outra forma de se fomentar a contenda é espalhar factos verdadeiros, mas que não contribuem para o crescimento moral e espiritual das pessoas. Essas são as coisas que entristecem e até aborrecem o coração divino.
Que o maravilhoso dom da comunicação que Deus nos concedeu seja utilizado por nós unicamente na transmissão de mensagens edificantes e de amor.