quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CUIDADO COM A CAFEÍNA

20 de Janeiro

"Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma." III João 2

Embora não seja médico, desejo hoje falar um pouquinho sobre a necessidade de procurarmos ter a melhor saúde possível. O motivo da minha preocupação é muito simples. Sendo que o nosso corpo é o "templo do Espírito Santo", como nos diz o apóstolo Paulo em I Coríntios 6:19, é muito justo que um profissional que cuida do bem espiritual das pessoas, também olhe com carinho para o seu bem-estar físico. Afinal, é através do cérebro, isto é, da mente que as pessoas entram em sintonia com Deus.
Há muito tempo que aprendemos a abster-nos do uso de bebidas que contenham cafeína. São elas: o café, alguns tipos de chás e as bebidas da família "cola". Bem sei que há pessoas que não se preocupam com o que comem ou bebem. Alguns inadvertidamente utilizam mal as palavras bíblicas que dizem que "o que entra pela boca não contamina o homem" (Mateus 15:11), e com isto esquecem-se de zelar pelo corpo, que deveria ser considerado como o templo do Espírito Santo.
O Dr. Pedro N. Wett, zoólogo húngaro, fez uma interessante experiência com aranhas. Primeiro ele acompanhou uma aranha construindo com precisão e simetria a sua bela teia. Depois apanhou uma mosca e injectou no seu abdómen uma solução contendo uma pequena quantidade de cafeína. Então colocou a mosca na teia de aranha. Sem perder tempo, a aranha participou da sua saborosa refeição sugando os sucos do abdómen da mosca. Depois o Dr. Wett destruiu a teia perfeita e simétrica que a aranha tinha construído. A cafeína não alterou o esquema de vida da aranha. O insecto pôs-se a reconstruir a teia. Mas agora a cafeína ingerida mostrava os seus efeitos nefastos. A nova teia era toda irregular e assimétrica.
O Dr. Mervin Hardinge, da Universidade de Loma Linda, Califórnia, com experiências semelhantes confirmou que os efeitos da ingestão de cafeína sobre a aranha duravam até 72 horas. A volta à normalidade só foi verificada após 4 dias. Não existe dúvida, a cafeína que afecta insectos e animais afecta também o homem.
Vamos saborear bebidas naturais e saudáveis! Não vamos permitir que coisas impróprias venham distorcer a nossa vida, roubando-lhe a simetria e a beleza, como a teia de aranha tecida sob o efeito da cafeína. Vamos desfrutar a melhor saúde que nos seja possível!