terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A ALMA GENEROSA

11 de Janeiro

"A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado." Provérbios 11:25

Durante três anos morei perto de uma pequena favela, em São Paulo. Embora esse período não tenha sido muito longo, a minha mulher e eu notámos um facto interessante. Quando a situação do país permitia que o mercado de trabalho assimilasse mais mão-de-obra, não tínhamos crianças e até adultos a bater à porta à procura de alimento ou de alguma ajuda. Mas quando as coisas se invertiam, tudo se alterava. Creio que também já tem constatado essa realidade, ou mesmo sentido por experiência própria o que significa passar por necessidade.
Hoje vivemos dias muito especiais. A globalização trouxe consigo duas realidades bem opostas. De um lado, todo o mundo passou a ter acesso à tecnologia e ao conforto de tudo o que há de bom e de mais moderno em qualquer lugar do globo terrestre. Por outro lado, apareceu a dura realidade de que muitos não estavam preparados tecnológica e financeiramente para enfrentar a cruel concorrência dos já desenvolvidos. Estamos a ver e a sentir na nossa própria carne: desemprego e fome.
Lembro-me de que, há poucos anos, a ONU divulgou a notícia de que havia cerca de 500 milhões de seres humanos no mundo que não tinham nada que comer. Entretanto, as estatísticas mais recentes daquele respeitado órgão mundial já dizem que agora anda perto do bilião o número de pessoas que, cada dia, não têm nenhuma comida para colocar na boca.
Em face disto, dois sentimentos devem brotar no nosso coração. O primeiro é o de gratidão a Deus, pela bênção de termos "o pão nosso de cada dia." O segundo é o sentimento de amor para com o nosso próximo. É muito fácil, e até cómodo, pensar que já pagámos os impostos, demos as nossas ofertas à igreja e que o governo ou a igreja é que têm a responsabilidade de atender aos necessitados. Agora, quero que preste atenção ao que está em Provérbios 11:24 e 25: "A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será saciado."
Quão agradável é ser uma dessas almas generosas! É bom ter as mãos sempre estendidas e prontas para ajudar os necessitados. Estes têm a vida regada pelas bênçãos divinas!