segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A ÁGUA DA VIDA

10 de Janeiro

"Replicou-lhe Jesus: Se conhecesses o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-Me de beber, tu Lhe pedirias, e Ele te daria água viva." João 4:10

Os organismos mundiais deram o grande alerta e todos nós vimos, ouvimos e já estamos a sentir na pele os sinais: a água do planeta Terra está a escassear! Não é para menos. Dada a forma como estamos a tratar o precioso líquido que cobre 3/4 do nosso planeta, não poderia ser diferente. Diminui cada vez mais a quantidade de água em que se pode confiar e aquela a que os homens e os animais têm acesso para a sobrevivência de todos.
As razões deste problema são bem conhecidas: a destruição das florestas; a poluição dos rios, lagos e mares; a poluição da atmosfera, que interfere nas nuvens e faz as chuvas ácidas descerem sobre a terra; e o terrível problema do lixo das cidades que contamina os lençóis freáticos e as fontes das águas. Acrescentaria ainda o problema das irrigações artificiais. Na pressa de controlar a Natureza descontrolada, a irrigação artificial está a secar e a matar correntes de água que outrora eram límpidas, abundantes e cheias de vida.
Assim é o mundo em que vivemos. Quando tentamos resolver um problema, acabamos por criar outros, e tudo se transforma na velha história da bola de neve. Isto prova que estamos sob os efeitos do pecado e a única coisa certa que temos são as incertezas da vida.
Todavia, há esperança para o mundo e para o homem. A esperança é Jesus! A Bíblia conta-nos a história do diálogo de Jesus com uma mulher samaritana que estava junto a um poço. Quando Jesus lhe pediu água, ela questionou o facto de um judeu pedir alguma coisa a um samaritano, ao que Jesus lhe respondeu: "Se tu conhecesses o dom de Deus, e quem é o que te diz: dá-Me de beber, tu Lhe pedirias, e Ele te daria água viva."
Não tenho dúvida de que a maior necessidade do mundo é da Água Viva. Precisamos daquela água pura e cristalina, para que venha mitigar a nossa sede de amor, de justiça, de misericórdia e de vida eterna.
Que encontre em Jesus essa fonte pura e cristalina para refrescar a sua alma e lhe dar fé, esperança e certeza da vida eterna!