domingo, 9 de janeiro de 2011

FELIZES OS QUE SÃO PERSEGUIDOS

9 de Janeiro

"Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos Céus." Mateus 5:10

Sofrimento, dor, tristeza, mágoa. Quanta coisa poderíamos dizer sobre estes sentimentos que são tão comuns na vida e na experiência de cada um de nós! No entanto, vamo-nos deter unicamente sobre os sentimentos de que somos possuídos quando seguimos Jesus, e sobre os reflexos que nos advêm quando decidimos ser obedientes quer a Ele quer à Palavra de Deus.
Esta questão não é nada fácil. Por vezes temos que nos posicionar contra as correntes comuns de práticas erradas, mas que todos acham normal.
Estou a pensar em coisas que dizem respeito à não observância dos mandamentos da Lei de Deus, à condescendência com substâncias prejudiciais à saúde como tabaco e bebidas alcoólicas, às novelas e filmes com enredos de traição, sexo e manifestações de ocultismo. Penso ainda na desonestidade na utilização do nosso dinheiro, no incorrecto preenchimento da declaração do imposto sobre rendimentos, etc.
No início podem vir brincadeiras e ridículo da parte daqueles que nos consideram tolos e até fanáticos. Mas depois as brincadeiras podem transformar-se em intolerâncias. E pode instalar-se a limitação da liberdade e podemos passar pela triste experiência que passaram muitos profetas no passado distante, e alguns cristãos mais recentemente.
Vamos imaginar um corajoso e fiel cristão que decidiu nortear a sua consciência pela Palavra de Deus. Jesus é o seu companheiro. É verdade que teve problemas no trabalho, na escola, com os colegas e amigos, mas tem a consciência tranquila e feliz. Ele é um bem-aventurado!
A luta entre o reino de Deus, representado por Jesus e os Seus seguidores e o reino deste mundo, representado pelo inimigo de Jesus e os seus adeptos, continuará até ao fim dos tempos. Cada um de nós está a ser convidado a posicionar-se num dos lados. Este conflito vai continuar até que "o reino do mundo passou agora para as mãos de nosso Senhor e do Messias que há-de reinar por todo o sempre!" Apocalipse 11:15, (BLH). Assim, vamo-nos colocar, destemidamente, ao lado de Jesus. Vamos manter a nossa consciência sempre aferida pelo "assim diz o Senhor" e não pelo "eu acho" ou pelo que os outros dizem ou fazem. Com Jesus seremos vencedores. "Felizes os que sofrem perseguição por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é deles." (BLH).

BLH = A Bíblia na Linguagem de Hoje