quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

FELIZES OS MISERICORDIOSOS

6 de Janeiro

"Bem-aventurados os misericordiosos porque eles alcançarão misericórdia." Mateus 5:7

A misericórdia é uma virtude muito abrangente, tanto na sua profundidade como na sua extensão. As suas raízes devem estender-se bem fundo no coração do cristão. Ali, ela deve desenvolver o verdadeiro amor que alimenta o espírito de acção. É a misericórdia que move os braços da caridade, levando-os à acção da compaixão. É ela que motiva a prática dos actos de amor em favor dos necessitados.
Foi a misericórdia que moveu o poderoso braço divino para elaborar e executar o maravilhoso plano da salvação da humanidade caída em pecado. Foi a misericórdia de Jesus que O levou a aceitar tomar o nosso lugar na cruz do Calvário, a fim de Se deixar sacrificar, para que tivéssemos acesso à salvação.
E agora, o que é que Deus espera de cada um de nós? Com palavras simples, porém claras, o profeta Miqueias responde a essa tão importante pergunta: "O Senhor já te revelou o que estava bem; o que Ele exige de ti é que pratiques a justiça, que sejas fiel e leal e que obedeças humildemente a Deus." Miqueias 6:8 (TIC). Vejo, com muita distinção, nas entrelinhas das palavras do profeta "que nos amemos uns aos outros com dedicação", que o amor que devemos ter para com o nosso próximo não pode ser apenas contemplativo e estático, mas dinâmico e activo através de actos de misericórdia.
Os que são misericordiosos alcançarão misericórdia. É verdade que nem sempre isto tem ocorrido entre os seres humanos. A história do mundo está repleta de tristes relatos de crueldade praticada contra pessoas que eram misericordiosas. No entanto, isto não deve arrefecer o nosso entusiasmo pela prática da misericórdia, pois a promessa feita por Jesus não está no presente, mas no futuro. Um dia, o Deus Eterno trará todas as nossas acções a juízo. Os cruéis terão a recompensa correspondente, enquanto que os misericordiosos vão alcançar a misericórdia.
Pratiquemos a misericórdia. Vale a pena, pois "felizes os que têm misericórdia dos outros, porque Deus terá misericórdia deles também." Desejo que seja feliz!

TIC = Tradução Interconfessional