quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A GRANDE PROMESSA

13 de Janeiro

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também." João 14:1-3

Ao longo de todos os tempos os cristãos sempre têm mantido os olhos voltados para a grande promessa feita por Jesus aos Seus discípulos. João, o discípulo amado, foi quem registou esta promessa no seu evangelho, e que na versão Interconfessional lemos assim: "Não estejam preocupados. Tenham confiança em Deus e em Mim também. Na casa do Meu Pai há muitos lugares; se assim não fosse, ter-vos-ia dito que vou preparar-vos um lugar? Eu vou à vossa frente para vos preparar lugar. Depois hei-de voltar para junto de vocês a fim de vos levar comigo. Quero que vocês estejam onde Eu estiver."
É bom que recordemos que essa tão importante promessa de Jesus, de voltar à Terra, não foi bem compreendida imediatamente pelos discípulos. Diria até que tal promessa passara como que despercebida e caíra no esquecimento durante um bom tempo. A emoção e a alegria de desfrutar a presença constante do Mestre não lhes permitia qualquer preocupação com respeito ao futuro. Não eram eles protagonistas e testemunhas pessoais do amor de Jesus pelos pobres, famintos, doentes? Não estavam eles a saciar-se com os preciosos ensinos espirituais, que como água da vida brotavam dos lábios de Jesus? Não foram eles testemunhas oculares dos milagres, das curas e das ressurreições que realizou? Se o presente com Cristo era assim, porque preocupar-se com o futuro?
Mas a dura realidade veio com dois acontecimentos marcantes. O primeiro foi a morte de Jesus. Isto, porém, foi logo superado e sublimado com a Sua incontestável ressurreição. O segundo foi a Sua ida para o Céu. Neste caso, a separação tinha sido demasiado dolorosa. Quem é que agora lhes daria o amparo, a protecção, a segurança, o carinho e as orientações para a vida como Jesus lhes dava? Foi só quando os seres celestiais lhes abriram o entendimento, que se recordaram da grande promessa que bem antes Jesus lhes tinha feito: "Ah! Ele foi preparar-nos um lugar no Céu. Ele prometeu voltar e vai cumprir a Sua promessa." A promessa de Jesus está prestes a cumprir-se. Está pronto para se encontrar com Ele? Espero que sim.