quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A BOCA QUE CONFESSA CRISTO

12 de Janeiro

"Se com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus O resuscitou dos mortos, serás salvo." Romanos 10:9.

Já pensou em como Deus foi tão sábio ao criar os animais e toda a Natureza? Já reparou que os animais do topo da criação é que possuem espinha dorsal e que têm boca com as características e utilidades próprias e variadas?
No caso dos seres humanos, além de ser a porta de entrada dos alimentos para o organismo, a boca tem também complexas funções. Nela estão o paladar, as glândulas que fornecem a saliva para o início da digestão, e o conjunto de dentes, língua e bochechas que funcionam na mastigação e movimentação dos alimentos na boca, preparando-os para a ingestão. Tudo isso funciona de maneira harmoniosa e fantástica.
Até este ponto, porém, há inúmeros animais que fazem tudo exactamente de forma igual ao ser humano. É o dom da voz e da fala que distingue o homem dos animais e o coloca no topo da escala de toda a criação divina. Para utilizarmos este dom, temos de pôr em acção vários órgãos importantes do nosso corpo. O cérebro, o diafragma, os pulmões, a laringe, a faringe, as cordas vocais e, por fim, a boca, os dentes e os lábios.
Através desse dom o homem pode emitir palavras e pensamentos que são utilizados na comunicação. É aí que a boca tem a sua utilização mais nobre, mas também a mais perigosa.
A Bíblia Sagrada diz-nos que com a nossa boca podemos exteriorizar tudo aquilo que está dentro do nosso coração, e "do que o coração está cheio, disso fala a boca". Assim, pois, pelas palavras que a boca pronuncia já podemos saber se estamos condenados ou salvos, conforme menciona Job 9:20 - "... as minhas palavras me condenariam e me declarariam culpado" (BLH). Com Cristo no coração, as nossas palavras são vida. São palavras cheias de amor e bondade. São palavras desprovidas de crítica. Não ferem, são um bálsamo. Elas não promovem discórdia nem contendas, mas são edificantes e optimistas. Deixemos Cristo entrar no nosso coração. Ele vai controlar a nossa mente e vai ajudar-nos a usarmos o dom da voz de maneira digna e útil, para nós mesmos, e para aqueles com quem convivemos.

BLH = A Bíblia na Linguagem de Hoje