domingo, 16 de janeiro de 2011

TER A MENTE DE CRISTO

16 de Janeiro

"Pois quem conheceu a mente do Senhor, que O possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo." I Coríntios 2:16

Desde a infância, que sempre me senti atraído pela Natureza. As matas, os rios, os lagos e mares têm sido a minha predilecção. Gosto de contemplar as pequenas e grandes embarcações singrando nas águas, deixando para trás aquele sulco de ondas e espuma que se vão abrindo e diminuindo até desaparecerem. Muitas vezes tenho-me detido a pensar sobre a importância daquela pequena peça localizada na parte inferior das embarcações. Refiro-me ao leme, que tem a responsabilidade de dar o rumo, tanto aos pequenos como aos grandes barcos e navios. Entretanto, a importância do leme transcende a capacidade de determinar o rumo da embarcação, pois ele é imprescindível para ajudar no posicionamento correcto para enfrentar com sucesso os vendavais, tempestades e fortes ondas do caminho.
Nós também temos um fantástico leme que Deus, ao nos criar, colocou na parte mais alta do nosso corpo: o cérebro. É o órgão controlador das funções essenciais da vida. É ali que funciona a mente, como a capital do corpo. Ellen White afirma: "Entre a mente e o corpo há um relacionamento admirável e misterioso. Reagem um sobre o outro. Manter o corpo em estado sadio, a fim de que desenvolva força, para que cada uma das partes da máquina viva possa agir harmoniosamente, deve ser o primeiro estudo da nossa vida." Mente, Carácter e Personalidade, vol. 2, pág. 373. É por isso que é necessário manter ambos, corpo e mente, nas melhores condições possíveis.
Na embarcação, de nada valerá o leme se não houver alguém bem habilitado que o dirija. Assim também é a mente do ser humano. Precisa de ser dominada e dirigida com sabedoria. Há muita gente perdida e andando sem rumo na vida porque a mente está a ser mal dirigida. Neste aspecto, não são os conhecimentos e a cultura que determinarão o sucesso. A história da humanidade está repleta de exemplos de pessoas que possuíam muito conhecimento, mas que não tendo o domínio da mente se tornaram problemas sérios para a humanidade.
Quando uma grande embarcação se aproxima de um porto é comum a pessoa que dirige o leme parar e ficar à espera da chegada do piloto desse porto. Ele tomará o leme nas suas mãos e conduzirá o navio, com segurança, até ao destino final. Quanto à nossa vida, nada melhor do que entregar o leme nas mãos de Jesus. Ele conhece todo o caminho e pedirá ao Espírito Santo que dirija a nossa mente. E, "Ele vos guiará a toda a verdade" João 16:13. Assim, teremos a mente de Cristo, como escreveu o apóstolo Paulo.