domingo, 23 de janeiro de 2011

BRINCAR COM O FOGO É PERIGOSO

23 de Janeiro

"Tomará alguém fogo no seu seio, sem que as suas vestes se incendeiem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés?" Provérbios 6:27 e 28

O fogo pode ser tanto uma bênção como uma tremenda maldição para qualquer um de nós. Tudo depende do uso que fazemos dele. Aliás, na vida há muitas coisas que são exactamente iguais ao fogo e que nos podem trazer benefícios ou males. Dentre essas coisas, destacaria o relacionamento entre pessoas de sexos diferentes.
É claro que o relacionamento entre um homem e uma mulher pode ser mantido no plano profissional e num ambiente de trabalho. Também é lógico que o mesmo pode ocorrer dentro dos limites da amizade. Entretanto, assim como temos que tomar todas as precauções para evitar um curto circuito ao lidarmos com fios eléctricos que conduzem as correntes positiva e negativa, a amizade entre pessoas de sexo oposto deve ser mantida com o máximo cuidado.
Os pólos opostos da energia eléctrica, quando utilizados convenientemente, transformam-se em imensas coisas boas e úteis: acendem luzes, movem máquinas, fazem funcionar o rádio, a TV, o computador e uma infinidade de coisas. Mas quando os pólos negativo e positivo se encontram de maneira inconveniente, então é perigoso. Há curto circuito! Há fogo, e com fogo sem controlo e fora de lugar, não se pode brincar. As pessoas podem queimar-se e o fogo pode alastrar e ocasionar um prejuízo tremendo.
A ilustração é óbvia. O relacionamento entre um homem e uma mulher, quando dentro dos limites do matrimónio, conforme a ordem e a recomendação divinas, transforma-se numa bênção para ambos e para a sociedade. Por outro lado, quando o relacionamento é mantido através do adultério e da fornicação, traz consequências imprevisíveis. Foi a pensar em tudo isto que o sábio Salomão, inspirado por Deus, nos deixou a advertência que está registada em Provérbios 6:27 e 28, e que diz: "Poderá alguém esconder fogo no peito sem que a sua roupa arda? Andará alguém sobre brasas, sem que os seus pés se queimem?" (TIC)
Ellen White diz: "Pensai correctamente e praticareis rectas acções." Que o bondoso Deus nos ajude a ter discernimento e forças para sermos fiéis a Ele e ao próximo nos nossos relacionamentos.

TIC = Tradução Interconfessional