quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

COOPERAÇÃO

27 de Janeiro

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Romanos 13:9

Era o último dia do programa de acampamento. Após o almoço, deveríamos partir. A terra estava completamente encharcada por causa da pesada chuva dos últimos dias. Arrumámos a tenda e os pertences de nós os três, os que deveríamos voltar no meu carro. Sabíamos que aquela viagem seria uma aventura. A estrada sem asfalto estava à nossa espera com muitos buracos e lama. Demorámos oito horas para percorrer apenas 90 km. Porém, uma lição daquela viagem ficou gravada na minha mente até hoje.
A certa altura da viagem, chegámos a um morro íngreme, que por três ou quatro vezes tentámos subir e não conseguimos. O carro chegava até metade do morro, e dali em diante patinava e não saía do lugar.
Quando estávamos outra vez na base do morro, surgiu um outro carro. Naquele instante disse aos colegas: "Vamos descer e ajudá-los para que consigam chegar ao topo do monte. Depois eles ajudam-nos a nós."
Com eles aconteceu exactamente o mesmo que nos tinha acontecido. Dissemos-lhes que parassem no meio do morro e não voltassem para trás. Depois, unimos as forças deles às nossas e aos poucos fomos empurrando o carro até ao alto do monte. Depois, fizemos o mesmo com o nosso carro.
Embora estivéssemos com as calças e os sapatos sujos de lama, quando chegámos lá acima ficámos felizes porque tínhamos conseguido a vitória. Prosseguimos juntos a viagem, pois caso um grupo precisasse, o outro daria uma ajuda.
Cooperação! Como é importante a cooperação no lar para que haja ordem nas roupas, nos móveis, na limpeza geral da casa! Quando só uma pessoa cuida de tudo, não é fácil; mas quando todos cooperam, é uma maravilha! Os pais também podem cooperar com os filhos nos estudos; e estes podem cooperar com os pais, assumindo algumas responsabilidades em casa. Como é triste ver na comunidade pessoas com talento e cultura que, por vezes, se recusam a cooperar, negando a aceitação de qualquer responsabilidade. Para que a cooperação seja realmente eficaz, tem que haver compreensão e envolvimento, a fim de que todos usufruam das bênçãos que daí advêm. A base número 1 da cooperação é: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos."