quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

EU SOU DO MEU AMADO

26 de Janeiro

"Eu sou do meu amado, e ele tem saudades de mim." Cântico dos Cânticos 7:10

De todos os livros da Bíblia, o livro do Cântico dos Cânticos de Salomão é o de linguagem mais brilhante na descrição do estreito amor existente entre Cristo, o noivo ou o marido, e a Igreja, a noiva ou a esposa.
No texto para a nossa meditação de hoje, logo de início, salta aos olhos o facto de que, quando o verdadeiro amor toma conta de um coração, a primeira coisa que ele expulsa daí é o egoísmo: "Eu sou do meu amado." Aliás, esse desprendimento para ser real não deve ser simplesmente uma figura de retórica; deve ser sem reservas e norteado pelos padrões morais, tendo uma perfeita reciprocidade entre as pessoas que se amam. Reciprocidade de compreensão, de atenção, de afecto e de respeito.
Muitos e muitos casais, que durante os dias de namoro e noivado usavam aquelas lindas e doces palavras de aparente amor, rapidamente chegaram à conclusão de que o amor não é nutrido apenas por palavras bonitas. É pena que alguns tenham descoberto isso, demasiado tarde! Quem diz amar, mas não age com amor, rapidamente cai em descrédito, pois juras de amor sem actos correspondentes não são suficientes para manter uma união estável, duradoura e feliz.
Creio que Salomão complementa, com muita sabedoria, o que significa o verdadeiro compromisso de amor quando diz: "Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço." Cântico 8:6. A aceitação do selo da pessoa amada tem um significado muito bonito e profundo. O selo representa propriedade e domínio. Assim, o selo da pessoas amada no coração e no braço é a entrega total do centro da nossa vida e das nossas acções a ela. Os nossos pensamentos serão os seus pensamentos, os nossos alvos, os seus alvos, as nossas intenções, as suas intenções e os nossos actos estarão em total acordo com a sua vontade.
Quando nos lembramos de que esta é uma comparação com o nosso relacionamento com Jesus, surge logo uma pergunta: Não seria isso um sacrifício grande demais? Ellen White responde:
"Sentes que é um sacrifício demasiado grande abandonares tudo por Cristo? Faz a ti mesmo a pergunta: 'Que deu Cristo por mim?' O Filho de Deus deu tudo - vida, amor e sofrimento - pela nossa redenção. E é possível que nós, os objectos indignos de tão grande amor, Lhe neguemos o nosso coração?" O CAMINHO PARA A ESPERANÇA, pág 46 (ver nos Links - Maio, 5º capítulo - "Entrega Total", 7º parágrafo).