sábado, 29 de janeiro de 2011

UM VITORIOSO

29 de Janeiro

"Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco." Provérbios 23:31 e 32

Justificando-se com o facto de que o apóstolo Paulo recomendou ao jovem Timóteo que não bebesse somente água, mas usar um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades
(I Timóteo 5:23), muitos cristãos têm-se deixado levar pelo hábito de ingerir alguma bebida alcoólica.
Procurando ter uma compreensão correcta das palavras do apóstolo Paulo, temos que nos ater a, pelo menos, dois pontos essenciais. Paulo estava a fazer uma recomendação a alguém que tinha um problema de saúde e precisava de alguns cuidados com o que comia e bebia. O outro ponto, muito importante, é que, já por costume e princípios, o povo hebreu não fazia uso de bebidas alcoólicas. Normalmente, quando na Bíblia aparece a palavra vinho, refere-se simplesmente ao sumo de uva. A grande verdade é que, no caso de bebidas alcoólicas ou fermentadas, o melhor é mantê-las à distância. Elas são perigosas.
José Ari, um homem alto e forte, pensava que tinha completo domínio sobre si quando pela primeira vez experimentou um copo de uma bebida alcoólica. Após esse ingénuo acto, surgiu um hábito, e após o hábito o vício, que escravizou o pobre homem. Vivia então com a mente sempre transtornada pelo álcool. Todo o dinheiro que lhe vinha parar às mãos era imediatamente gasto no primeiro bar. A família passava necessidades e o futuro afigurava-se-lhes sombrio e triste. Numa noite, ao passar em frente à Igreja Adventista da sua cidade, embora sob os efeitos do álcool, José sentiu-se atraído a entrar. Naquele instante, um médico falava sobre saúde. Como era de esperar, José deu um autêntico espectáculo. Mas foi tratado com carinho e amor, por isso voltou nos dias seguintes. E, com o poder que Jesus lhe deu, venceu o seu terrível vício. Hoje, José Ari é um bom cristão, e comemora a sua vitória sobre o álcool, tomando saborosos sumos naturais.
Melhor do que procurar argumentos para justificar hábitos duvidosos é prestar atenção à sabedoria divina: "Não te deixes tentar pela bela cor do vinho que brilha no copo. Ele bebe-se com agrado, mas depois terás a impressão de teres sido mordido por uma cobra ou por um bicho peçonhento". (TIC) Há bênçãos de saúde e bem-estar social e espiritual para aqueles que assim procedem!

TIC = Tradução Interconfessional