quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O MAPA DA VIDA

3 de Fevereiro

"E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus." II Timóteo 3:15

Sempre que viajo gosto de ter à mão um bom mapa rodoviário. Certa ocasião, ao viajarmos através dos Estados Unidos, levámos um mapa muito preciso. Tudo aquilo de que necessitávamos, encontrávamos naquele mapa. Durante o longo trajecto não precisávamos de perguntar nada a ninguém. No início da viagem adoptámos o procedimento de cada dia. Primeiro deveríamos estudar o mapa e estabelecer o roteiro a ser seguido. Depois era só seguir a viagem, tendo a segurança e confiança de que estávamos no melhor caminho.
Na nossa jornada espiritual, no meio de tantas estradas, avenidas e becos que existem no mundo, precisamos de ter um mapa em que podemos confiar, e seguro, que nos oriente, com precisão, na rota que devemos seguir. Esse mapa existe e é acessível a todos que o desejarem. É a Bíblia Sagrada. David escreveu sobre o seu valor para nos conduzir pelo caminho seguro: "Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz, para os meus caminhos." Salmo 119:105. E o apóstolo Paulo complementou dizendo em II Timóteo 3:15: "As sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus."
Na verdade, a Bíblia Sagrada é a preciosa bússula nas mãos do viajante! A Palavra de Deus contém orientações precisas e seguras para nos conduzir à vida eterna. No entanto, essas orientações de nada valerão se não confiarmos nelas. Se começarmos a questionar o roteiro que ela estabelece, pensando que a nossa ideia é melhor, vamos acabar perdendo o caminho e não vamos chegar ao destino desejado, que é a vida eterna. Aliás, em vez de encontrar o caminho da vida, vamo-nos deparar com o caminho da morte.
"As grandes forças incentivadoras da vida são a fé, a esperança e o amor; é para isso que o estudo da Bíblia, bem orientado, nos dirige. A beleza exterior da Bíblia, a beleza das imagens e expressões, não é, por assim dizer, senão o invólucro do seu tesouro real - a beleza da santidade." - Ellen White in Educação, pág. 192.
Visto que o mundo de hoje oferece caminhos de todos os tipos, para todos os gostos, nada melhor do que consultar diariamente, com muito carinho, o confiável mapa da Palavra de Deus. Na Bíblia Sagrada encontramos o roteiro seguro para orientar os nossos passos na senda do bem, o caminho da vida eterna. Assim: "Com o mesmo ardor e persistência com que o mineiro cava para obter o áureo tesouro da terra, devemos procurar o tesouro da Palavra de Deus." - Ibidem, pág. 189.