quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DIRECÇÃO ÚNICA

2 de Fevereiro

"A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices." Salmo 19:7

Há um sinal de trânsito muito comum e simples que é facilmente compreendido e interpretado até pelas crianças. É o sinal de sentido único. É uma seta horizontal ou vertical indicando a direcção a ser seguida - em frente, à direita ou à esquerda. É interessante notar que os bons motoristas tomam duas decisões muito importantes em relação a esse e aos demais sinais de trânsito. A primeira é não questionar a validade ou não dos sinais que encontram pelas ruas e estradas. A segunda é obedecerem aos sinais pois sabem que todos eles têm propósitos bem definidos e que foram estabelecidos para a sua própria segurança e bem-estar.
Já pensou o que iria acontecer nas ruas das cidades e nas estradas, se fosse facultado o direito a cada motorista, ou transeunte, de estabelecer as regras da sua própria conduta e andar por onde quisesse e com a velocidade que desejasse? O trânsito do nosso velho mundo tornar-se-ia um caos e os acidentes multiplicar-se-iam ainda mais.
Tendo como objectivo a ordem e o bem-estar de todos os seres humanos, Deus, que é todo amor, também estabeleceu sinais bem distintos para orientar o comportamento de todos nós. É a lei dos Dez Mandamentos. Esta lei divina, embora simples e concisa, é muito perfeita. Ela regulamenta todos os nossos actos, tanto em relação ao nosso próximo, como também para com Deus. Assim, sendo Deus um legislador sábio e perfeito, pergunto: Caber-nos-ía a nós, criaturas Suas, limitadas em sabedoria e entendimento, ficar a questionar a validade deste ou daquele mandamento? É claro que não! Cabe-nos unicamente obedecer, sabendo que eles foram estabelecidos com o propósito de desenvolver o nosso próprio bem-estar. Foi muito a propósito que David escreveu no Salmo 19, versos 7 e 8 (BLH): "A lei do Deus Eterno é perfeita e nos dá novas forças. Os Seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. Os ensinos do Deus Eterno são certos e alegram o coração. Os Seus ensinamentos são claros e nos dão sabedoria."
Que o bom Deus nos ajude a ver toda a beleza e toda a importância da Sua maravilhosa lei, os Dez Mandamentos. E que, mediante o poder da graça de Jesus e a constante orientação do Espírito Santo, possamos encontrar motivação e força para sermos filhos obedientes.

BLH = A Bíblia na Linguagem de Hoje