sábado, 9 de abril de 2011

CRISTO, O ADVOGADO

9 de Abril

"Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." I João 2:1

Todos nós teremos que comparecer diante do tribunal divino. Os registos dos nossos actos são fidedignos e estão a ser registados pelos anjos de Deus. Haveremos de ser julgados por todas as nossas obras, quer sejam boas ou más.
Até aqui, a história do tribunal divino aparece-nos como algo tétrico e sombrio. Quem se aventuraria a enfrentar as barras desse tribunal, tendo de ser julgado por um Deus que conhece tudo e cuja lei é também santa e justa? Quem se aventuraria a dizer diante do juiz: "Eu tenho sido um cumpridor dos meus deveres. Tenho observado a Tua Lei dos Dez Mandamentos. Portanto, não pode pesar sobre mim nenhuma condenação. Estou tranquilo!"
Na realidade, ninguém tem essa segurança. A Bíblia Sagrada diz-nos que todo o ser humano é pecador. "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. ... Não há quem faça o bem, não há nem um sequer." Romanos 3:10, 12. Entretanto, com toda a segurança, encontramos também no Livro Sagrado esta mensagem de optimismo e de esperança para todos nós: "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo."
Aí está a nossa salvação. Errar todos nós erramos. Pecar, todos nós pecamos. Os registos dos nossos actos são fiéis e verdadeiros, deles não podemos escapar. Então o que temos a fazer é entregar a nossa defesa nas mãos do Advogado que não perde causa alguma: Jesus Cristo. Porque é que Ele não perde causa alguma? Simplesmente porque Ele já pagou a nossa culpa. Para sermos declarados inocentes e libertos da pena, basta que O aceitemos como nosso Salvador e substituto.
Neste momento de reflexão, bom seria verificar se lá no fundo da nossa alma não haverá o registo de algum acto praticado no passado e que agora aflora à mente, trazendo algum sentimento de tristeza e preocupação.
Entregue as suas culpas e preocupações a Jesus. Dirija-se a Ele em pensamento e confesse-lhe os seus pecados, e a paz inundará o seu coração.