quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

HÁ ALGUÉM QUE SEMPRE NOS OUVE

10 de Fevereiro

"Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados,
e Eu vos aliviarei."
Mateus 11:28

Em Julho de 1999, encontrei na revista Signs of the Times uma interessante estatística sobre o suicídio. Dizia o seguinte: "Dos 32 mil suicídios anuais nos Estados Unidos, 80% são cometidos por homens. As mulheres convivem melhor com o stress. Elas falam com outras pessoas sobre os seus problemas. Os homens, entretanto, acham que partilhar um problema com outros e pedir ajuda é sinal de fraqueza e incompetência. Preferem mantê-los consigo, e isto causa-lhes terríveis males."
Numa comparação muito simples e objectiva, poderíamos dizer que a mente humana se assemelha a uma panela de pressão. Se estiver muito cheia e se a mantivermos muito tempo sob o efeito do fogo, fatalmente a válvula de segurança vai abrir. E, se esta resistir, a própria panela poderá explodir.
Qualquer ser humano sofre quando tem a mente e o coração sob o calor sufocante de problemas e dificuldades. E quando esses problemas ultrapassam os limites de dimensão e de tempo, comummente suportáveis, corre-se o risco de 'explosão'. Por isso é muito bom ter amigos de confiança, com quem possamos abrir o coração para partilhar as alegrias e os sucessos, bem como as tristezas, mágoas, decepções e fracassos pelos quais passamos na vida. Os entendidos costumam dizer que muitos dos problemas e angústias poderiam ser resolvidos simplesmente se houvesse ouvidos de um amigo que estivesse disposto a ouvir.
Entretanto, mesmo que os amigos falhem ou que não os tenhamos ao nosso alcance quando deles mais necessitarmos, há um Amigo que nunca falha e que sempre pode estar ao nosso lado. Esse amigo é Jesus. Foi Ele quem disse: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei." O cristão não precisa de desesperar. Jesus, além de ser o Salvador, é também o Amigo e Confidente.
Veja quão confortador é este pensamento: "Afastemo-nos das poeirentas e quentes estradas da vida, para descansar à sombra do amor de Cristo. Aqui recebemos forças para o conflito. Aqui aprendemos a atenuar a labuta e a preocupação, e a falar e cantar o louvor a Deus. Aprendam de Cristo, os cansados e sobrecarregados, as lições de calma confiança. Eles devem sentar-se à Sua sombra, se quiserem possuir a Sua paz e repouso." - Mente, Carácter e Personalidade, vol. 2, pág. 468.