domingo, 4 de dezembro de 2011

DA DERROTA À VITÓRIA

4 de Dezembro

"Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se Comigo no Meu trono, assim como também Eu venci e Me sentei com Meu Pai no Seu trono." Apocalipse 3:21

Há inúmeras pessoas que em face de um revés na vida desanimam e voltam à vala comum dos conformados e que, sem entusiasmo, não aspiram mais coisa alguma na vida. Por outro lado, o mundo também está repleto de exemplos de pessoas que aproveitaram os incidentes para iniciarem uma nova vida vitoriosa e útil.
Foi no dia 15 de Março de 1945, em plena Segunda Guerra Mundial, que W. Calvin Williams caminhava perto de um tanque de guerra, na França, quando este bateu numa mina e a explosão fez com que ele ficasse permanentemente cego.
Para ele, seria normal e cómodo pensar: "Agora sou um cego. É dever do governo e da sociedade manter-me." Entretanto, isso não impediu que Williams prosseguisse no seu objectivo de se tornar um pastor e conselheiro. Fez o seu curso de Teologia com distinção e chegou a dizer que a cegueira era até uma vantagem para a sua vocação. "Jamais julgarei pela aparência. A minha cegueira ajudar-me-á a que nunca me afaste de alguém por causa do seu aspecto. Desejo ser o tipo de indivíduo que, ao ser procurado pelos outros, lhes inspire um sentimento de confiança e segurança para que falem com franqueza."
Que magnífico exemplo vivo de como uma dura e cruel adversidade pode transformar-se em vitória, não é verdade?
Vejamos agora a preciosa recomendação que Ellen G. White nos deixou: "Se cometestes erros, podeis alcançar a vitoria discernindo tais erros e considerando-os como sinais de advertência para habilitar-vos a evitar a sua repetição. Não é necessário dizer-vos que isso transformará a vossa derrota em vitória, desapontando o inimigo e honrando o vosso Redentor, a quem pertenceis." - Fundamentos da Educação Cristã, pág. 249.
Que em vez de ficarmos cabisbaixos, lamentando-nos por algum erro ou problema no qual nos envolvemos, procuremos tirar lições, ideias, conseguir, talvez, um subsídio para iniciar então novos caminhos para a vitória. Por mais emaranhada que esteja uma vida, não existe nó que Deus não desate; por mais duro e manchado que esteja um coração, Jesus tem poder para transformar, purificar e embelezar essa vida com a Sua graça.