sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ALIMENTO PARA A ALMA

11 de Fevereiro

"E, enquanto comiam, tomou Jesus um pão e, abençoando-o,
o partiu e lhes deu, dizendo: Tomai, isto é o Meu corpo."
Marcos 14:22

Três coisas são indispensáveis para a manutenção da vida: o alimento, a água e o ar. É impossível viver sem eles. De igual maneira, é impossível ter boa saúde espiritual se não tomarmos o bom alimento da Palavra de Deus, se não bebermos da Água da Vida, e se não respirarmos a atmosfera do Céu. Ter uma boa alimentação para manter o corpo nas melhores condições possíveis é dever de todo o seguidor de Cristo. Mas também é um dever ter boa alimentação para o espírito. E o melhor alimento é a Palavra de Deus. Enquanto que o alimento material nos sustenta para esta vida, o espiritual dá-nos alimento para a eternidade. Quando por negligência ou dificuldades uma pessoa não se alimenta adequadamente, as consequências surgem imediatamente. Em tempos passados os viajantes dos mares, por falta da ingestão de frutas com vitamina C, eram vítimas do escorbuto. Assim, também, cristãos que não se alimentam das vitaminas da Palavra de Deus podem sofrer de doenças espirituais. E os doentes espirituais nunca serão felizes. Ao vencer o tentador, Jesus disse: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus." Mateus 4:4.
Assim como a água é indispensável à vida, o cristão não pode existir e muito menos fortalecer-se se não estiver a beber, a largos sorvos, a Água da Vida. É interessante que quando pesquisamos a Palavra de Deus para saber o que é ou quem é a água da vida, notamos que há uma maravilhosa união nessa questão. Jesus é a Água da Vida, mas a Palavra de Deus também é tida como a água da vida. Há coerência nessas comparações, pois Jesus é o Verbo, a Palavra incarnada. Ele disse à samaritana: "Aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede." João 4:14. E noutra ocasião, referindo-se às Escrituras, Ele disse: "São elas mesmas que testificam de Mim." João 5:39. Jesus e a Sua Palavra saciam toda a nossa sede de amor, justiça, paz e esperança.
Mencionando os resultados do estudo da Bíblia, Ellen G. White diz: "Avivar-se-á a compreensão... os sentimentos serão purificados, criar-se-á um melhor ambiente moral e se comunicará um novo poder para resistir à tentação." - Mente, Carácter e Personalidade, vol 1, pág. 96.
Tendo Jesus e a Sua Palavra no coração, começaremos a viver aqui a atmosfera do Céu.