terça-feira, 12 de abril de 2011

O ARCO-ÍRIS

12 de Abril

"Disse Deus: Este é o sinal da Minha aliança que faço entre Mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, para perpétuas gerações." Génesis 9:12

Há algum tempo, ao ler a Adventist Review, deparei-me com uma preciosidade de pensamento proferido por Geneva Hanson, de Santa Helena, Califórnia. Ela dizia o seguinte: "Quando olho para Jesus, através das minhas lágrimas vejo o Seu arco-íris."
O cristão que vive uma vida de comunhão e intimidade com Jesus procura manter sempre o olhar fixo n'Ele. Os desejos, os ideais e a vontade de Jesus para connosco, pelo facto de O contemplarmos e O amarmos, acabam por ser também os nossos desejos, os nossos ideais e a nossa vontade. Por outras palavras, identificamo-nos intimamente com Ele.
Isso não quer dizer que neste mundo o cristão vai viver num paraíso de saúde, paz e plena felicidade. Não! Por estar neste mundo de pecado, ele enfrenta os problemas, dificuldades, doenças e incompreensões como qualquer outro ser humano. As suas lágrimas, dores e tristezas poderão ser semelhantes às de qualquer outra pessoa. No entanto, há uma diferença importante. O cristão que mantém o olhar em Jesus vê o arco-íris, através das suas lágrimas.
Logo após o dilúvio, Noé e a família viram o arco-íris ao saírem da arca, embora contemplassem um mundo arrasado pela catástrofe. Era a grande promessa divina e a certeza de não haver mais nenhum dilúvio mundial. Representava a salvação para a raça humana.
O arco-íris é formado pela incidência da luz solar nas pequeninas gotas de água das nuvens. Por causa da refracção surgem as belas cores que para nós podem ter profundos significados: o verde - a esperança da salvação; o vermelho - o sacrifício e o amor de Jesus para nos salvar; o amarelo - a riqueza da graça de Cristo; o azul - lembra-nos de que a lealdade que Deus nos devota espera pela reciprocidade da nossa parte; a cor violeta - a humildade que Deus espera que tenhamos, para reconhecermos as nossas faltas e a total dependência d'Ele. Assim, quando a luz do amor de Jesus incide sobre as lágrimas do nosso sofrimento, podemos ver o arco-íris nas Suas promessas.