terça-feira, 3 de maio de 2011

O CARÁCTER DE JOSÉ

3 de Maio

"Como pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?" Génesis 39:9

O Professor Arthur Dassow costumava dizer-nos nas aulas que carácter é aquilo que a pessoa é quando as portas estão fechadas e as luzes apagadas. Por outras palavras, a pessoa revela quem é realmente quando se encontra num lugar onde ninguém a conhece e onde pensa que ninguém a vê.
Sendo vendido como escravo e levado para o Egipto, José acabou por ir parar a casa de Potifar, capitão da guarda de Faraó. Embora distante da família, de conhecidos e do seu povo, José empenhou-se em cumprir as suas tarefas com perfeição. Tinha aprendido, desde criança, a ser honesto e fiel em tudo o que fazia. E a Bíblia conta que tudo o que lhe chegava às mãos para fazer prosperava.
Nessa altura, José era bem jovem. Segundo o relato sagrado, era "formoso de porte e de aparência". Talvez fosse aquele tipo de jovem que faz as moças suspirar. Todos os jovens passam por difíceis provações morais e José não foi excepção. A esposa do seu senhor, Potifar, na convivência com José, passou a admirar a sua beleza física, permitindo que o desejo sensual de o ter consigo tomasse conta da sua mente e do seu coração. E a Bíblia relata que ela "pôs os olhos em José" e fez-lhe o convite: "Deita-te comigo" Génesis 39:7.
A resposta de José foi memorável: "Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?" José poderia ter pensado: "Aqui ninguém me conhece. Sou jovem, sou forte; também tenho direito a divertir-me. Se atender à solicitação da esposa de Potifar, ela poderá vir a ser minha protectora, e a minha condição de escravo melhorará consideravelmente."
Já reparou que um dos mais graves problemas do erro é a racionalização? E a tentativa de justificar as acções erradas através de um conjunto de argumentos. Entretanto, José teve em mente duas coisas muito importantes. A primeira: o respeito que devia à mulher do seu senhor. A segunda: o forte sentimento de que não deveria pecar. A vitória de José é uma inspiração e um exemplo para qualquer um de nós nestes dias em que está tão em moda a exploração da sensualidade. O cristão fiel sabe que está sempre diante dos olhos de Deus, e para ele é sempre uma alegria fazer o que agrada a Deus e não apenas o que agrada a si mesmo.