domingo, 24 de abril de 2011

SER O PRIMEIRO

24 de Abril

"Então Jesus, chamando-os disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva." Mateus 20:25, 26

Nas suas eficientes aulas sobre motivação, o professor Maurício Góes costumava descrever como o mundo competitivo em que vivemos considera o sucesso: "Devemos procurar ser o primeiro, porque o segundo é o primeiro dos últimos."
Esta afirmação é válida sob vários ângulos. Muitos são capazes de se lembrar de quem foi o primeiro homem a ir à Lua; quem foi o campeão mundial da última taça; mas, quem foi o segundo? O mundo confere glória sempre ao primeiro. Esta é a forma humana de encarar os factos. É a vaidade humana e o egoísmo que motivam este comportamento. Por natureza, somos possessivos, dominantes, e isso impele-nos a procurar o destaque e a querer ser o mais importante.
Quão diferente foi o exemplo deixado por Jesus. Sendo o Criador, Mantenedor e Rei de todo o Universo, despojou-Se de toda a Sua glória para vir ao mundo a fim de mostrar aos seres humanos os verdadeiros valores da vida. Ele disse: "Tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos." Mateus 20:18.
Jesus jamis Se insurgiu contra a ordem, o governo e a hierarquia. Não! O que o Grande Mestre nos quis ensinar foi que quanto maior é a responsabilidade que uma pessoa detém nas suas mãos, maior é o seu dever de servir.
Nos nosso Clubes de Desbravadores há uma filosofia de trabalho que deve orientar os líderes na promoção das actividades com os adolescentes: Evitar a competição e desenvolver em cada criança a ideia de que ela deve competir consigo mesma, desenvolvendo a fraternidade, o companheirismo cristão e o espírito de serviço. Eis aí uma filosofia que serve de inspiração para todos!
Qualquer que seja a responsabilidade que venhamos a ter, como cristãos, deveremos sempre lembrar-nos de que estamos aqui para servir. Há um Ser superior, Deus, a quem teremos de prestar contas um dia. Deixemos que Jesus seja o primeiro na nossa vida.