quinta-feira, 14 de abril de 2011

O CONSOLO DO PERDÃO

14 de Abril

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." Romanos 6:23

Conta-se que certa ocasião Lutero, o grande reformador, estava na sua cela lamuriando-se: "Ó, os meus pecados, os meus pecados." Nisto, um velho monge que passava por perto, ao ouvir as suas palavras, disse-lhe: "Lutero, eu também já me preocupei muito com os meus pecados, mas encontrei grande conforto para o meu coração ao repetir várias vezes a frase: 'Eu creio no perdão dos pecados.' Isso encheu a minha alma de consolo e alegria."
Uma consciência culpada pelo peso de algum pecado praticado é algo que magoa e incomoda. É como uma pedra dentro do sapato. A cada passo, a cada momento, lembramo-nos de que ela está ali. E, pior ainda, ela vai causando ferimentos que, se não forem tratados, podem ter graves consequências. Assim também acontece com o pecado. Sendo praticado, permanece na consciência e a convivência com ele infecta o nosso carácter. E a Bíblia Sagrada diz que a infecção espiritual do pecado, inevitavelmente, leva o ser humano à morte. Em Romanos 6:23 o apóstolo Paulo diz-nos: "Porque o salário do pecado é a morte."
Damos mil graças a Deus porque a história do ser humano em pecado não precisa, necessariamente, de terminar na morte. Na parte final do mesmo versículo bíblico, mencionado acima, vemos a justiça divina aliando-se à Sua misericórdia e ao Seu amor infinito: "Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."
A única maneira de nos vermos livres da culpa dos pecados é mediante a confissão dos mesmos e o recebimento do perdão. E, é só Jesus que nos pode dizer com plena segurança: "Perdoados são os teus pecados." Ele já os pagou com o Seu sacrifício na cruz do Calvário.
Por isso, cada um de nós pode tomar para si as palavras do velho monge quando se dirigiu a Lutero: "Eu creio no perdão dos pecados. Isso enche a minha alma de consolo e alegria."