quarta-feira, 20 de abril de 2011

PEQUENOS INCIDENTES, GRANDES GUERRAS

20 de Abril

"Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor." Cantares de Salomão 2:15

Acabo de ler uma curiosa história que ilustra muito bem que pequenos incidentes podem transformar-se em grandes guerras.
Aconteceu no século XVI, em Itália. Um regimento de soldados de Modena invadiu Bolonha para roubar um balde feito de madeira de carvalho. Durante o ataque, as tropas de Modena mataram muitos habitantes de Bolonha. O Estado Independente de Bolonha mobilizou-se para a guerra, a fim de recuperar o balde de carvalho e a honra do seu povo. Resultado: uma guerra de doze anos, com milhares de vidas perdidas. Modena ganhou a Batalha de Zappolino e ficou com o balde. Hoje, a sechia repita (balde roubado) pode ser vista no campanário de Chirlandina, construído no século XVI e situado atrás de uma moderna catedral.
Esse distante acontecimento é uma autêntica lição para nós. No dia-a-dia da nossa vida muitas vezes acabamos por nos envolver em confusões, encrencas, brigas e profundos desentendimentos por causa de coisas que, na sua origem eram muito insignificantes - pequenas raposinhas.
Lembro-me de certa ocasião, quando fui convidado a ajudar um casal prestes a separar-se. Após um bom diálogo com ambos, cheguei à conclusão de que todo o desentendimento tinha tido origem em coisas tão simples como: a maneira de apertar o tubo da pasta de dentes, o uso de uma caneca que era relíquia do marido, e outras coisas semelhantes.
Quando ouvimos histórias assim, exclamamos: "Que ridículo!" No entanto, quantos de nós, na nossa convivência familiar, ficamos a bater o pé, defendendo posições que, em relação ao todo da vida, não implicariam coisas relevantes. Posicionamo-nos e não queremos voltar atrás. Achamos que não podemos perder terreno. Resultado: luta, disputa e guerra familiar.
É sempre muito salutar lembrar que o bem-estar, a paz e a felicidade no lar valem muito mais do que os nossos caprichos pessoais. Cuidado. Pequenos incidentes podem transformar-se em grandes batalhas!