segunda-feira, 18 de abril de 2011

OS REVESES DA VIDA

18 de Abril

"Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias... entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo." II Coríntios 6:4, 10

Quando olhamos para a experiência vivida por Paulo, sentimos que os reveses pelos quais passamos, tanto em dimensão como em intensidade, parecem já terem sido experimentados por ele. Nos versos 4 e 5 da meditação de hoje, encontramos Paulo a mencionar uma lista das suas difíceis provações: açoites, prisões, infâmia, enganadores, etc.
As forças interiores que Paulo possuía para suportar com coragem essas terríveis provas que lhe vergavam o corpo e lhe magoavam o coração vinham da graça de Deus. Graça que enchia a sua alma a ponto de poder dizer que, embora essas coisas o ferissem, mesmo assim podia sentir-se alegre. A sua alegria não era por causa dos sofrimentos; mas regozijava-se com os resultados do seu trabalho.
Pensemos um pouco nas nossas experiências diárias. Quão frustrante para uma moça ou um rapaz ter o enxoval prontinho para o casamento, o dia marcado, os convites distribuídos; tudo pronto para o grande dia. Mas repentinamente vem a grande frustração. Pode ser o rompimento do noivado ou um acidente fatal. E eis que os sonhos caem despenhadeiro abaixo. E o que resta são dores, tristezas e profundas decepções. Há inúmeros outros reveses e frustrações que poderíamos citar: o despedimento de um emprego, um concurso não vencido, um ano de estudos perdido, uma amizade não correspondida, um negócio não fechado, uma doença contraída e quantas outras coisas mais...
No fim do século passado, Henrique Fawcett, estudante de Direito, andava com o pai à caça quando um disparo acidental da espingarda lhe vazou ambos os olhos. De início pereceu-lhe que os seus sonhos tinham ruído como um castelo de cartas. Mas, recobrando o ânimo, disse ao pai: "Não se preocupe, pai, a cegueira não interferirá com o meu sucesso na vida." Frequentou a universidade de Cambridge e finalmente entrou no Parlamento. Mais tarde, sendo nomeado Director dos Correios da Inglaterra, notabilizou-se por introduzir os modernos serviços que os correios prestam nos dias de hoje em todo o mundo. Como Paulo, na divulgação do evangelho, Henrique não se deixou vencer pela frustração, mas reuniu forças e tornou-se um vitorioso. Com a graça de Deus, podemos construir plataformas de sucesso a partir dos nossos reveses!