sexta-feira, 15 de abril de 2011

O FELIZ REENCONTRO

15 de Abril

"E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos levarei para Mim mesmo, para que, onde Eu estiver, estejais vós também." João 14:3

Se há uma coisa que sempre enche o nosso coração de sentimentos de dor e nostalgia são as despedidas. Lembro-me quando pela primeira vez deixei a minha cidade natal para ir estudar em São Paulo. Eu era um juvenil. Ao despedir-me dos meus pais, não posso esquecer-me da primeira vez em que senti aquele nó na garganta; algumas lágrimas deslizaram rosto abaixo. Embora ainda estivesse ali junto dos meus pais, já me sentia a centenas de quilómetros de distância.
Creio que foi também esse místico sentimento que invadiu o coração dos discípulos de Jesus quando, após as Suas últimas recomendações, O viram subir aos Céus. Posso até imaginá-los extasiados, olhando e vendo Jesus a subir no meio das nuvens. Eles têm os olhos humedecidos com as lágrimas. Era a separação de um autêntico Amigo que lhes tinha ensinado o caminho da vida. Amigo que lhes tinha mostrado, na prática, como amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a eles mesmos. Amigo que tinha curado os enfermos, confortado os tristes, animado os desanimados. O único que fora capaz de dar vida aos mortos. Por tudo isso, a separação causava uma tristeza e dor muito profunda no seu coração. E agora, quem supriria todas essas suas necessidades?
Na realidade os discípulos ainda não compreendiam toda a amplitude da missão de Jesus. Até ali, Jesus já tinha completado a Sua parte. Dali em diante queria que os discípulos fizessem a sua. Foi por isso que a Sua última recomendação foi: "Vocês serão Minhas testemunhas." Isto é: "Contem aos outros tudo aquilo que viram e ouviram, a fim de que as pessoas creiam que Eu vim ao mundo para salvar todos os que desejarem."
Dois seres celestiais que acompanhavam de perto a cena interferiram, dizendo-lhes: "Esse Jesus que dentre vós foi recebido em cima no Céu virá do modo como O vistes subir." Actos 1:11. Creio que só então os discípulos devem ter recordado as palavras de Jesus, quando disse: "Vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também."
As despedidas são tristes, mas os reencontros trazem muita alegria. Por isso, o meu coração deseja ansiosamente pelo mais feliz de todos os reencontros, o reencontro com Jesus!