domingo, 17 de abril de 2011

ONDE ESTÁS?

17 de Abril

"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de Mim." João 5:39

Há alguns anos, eu estava no alto de um dos maiores edifícios do mundo, o Sears Tower, em Chicago, EUA. Contemplava com os colegas de viagem a beleza da paisagem que se descortinava, os edifícios, os carros, que nas grandes auto-estradas entravam e saíam da grande cidade. Lá do alto começámos a planear o nosso roteiro, pois deveríamos tomar a estrada que nos levaria a Nova Iorque. Achámos que tudo seria simples e fácil.
Após a visita, seguimos o plano elaborado. Não nos preocupámos em pesquisar o bom e preciso mapa que tínhamos connosco e que já tínhamos usado durante toda a viagem. Resultado: Não passaram muitos minutos até darmos conta de que estávamos no caminho errado.
Abraão Lincoln, um dos mais famosos presidentes dos Estados Unidos da América do Norte, certa ocasião disse o seguinte: "Antes que alguém comece uma viagem, deve primeiro saber onde está."
Que grande verdade! Lá no alto do edifício estávamos convencidos de que sabíamos onde estávamos e confiámos que seguir o caminho certo seria fácil. Por isso, não olhámos para o mapa. No entanto, ao enfrentarmos a realidade, descobrimos que não estávamos preparados pois não conhecíamos o caminho certo.
A experiência que vivemos é um boa ilustração do que acontece com muitas pessoas na vida espiritual. Lá do alto da sua própria sabedoria dizem: "Ah, eu sei o caminho! Não preciso de ajuda. O meu sentido de orientação diz-me que o caminho é 'este'. Não preciso de estar sempre a consultar a Bíblia Sagrada." Mas basta enfrentarem os primeiros problemas - uma doença, um desentendimento, o desemprego, a morte de um amigo ou familiar querido - pronto, já se sentem desorientadas e sem saber que rumo seguir.
Abrão Lincoln tinha razão. Primeiro precisamos de saber onde estamos. Todavia, além disso, é necessário ter conhecimento e a orientação bem precisa para seguir o caminho certo. E, tratando-se do caminho para a vida eterna, não restam dúvidas: a Escritura Sagrada é o único 'mapa' em que se pode confiar.