sábado, 16 de abril de 2011

APENAS MARIA

16 de Abril

"Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador." Lucas 1:46, 47

Ela era uma mulher simples, humilde, mas cujo nome foi incrustado na história da humanidade qual jóia de precioso valor. Como era uma pessoa comum e de uma família comum, o seu nome era apenas Maria. Mas passou a ser conhecida como Maria, mãe de Jesus.
Inegavelmente Maria foi agraciada com um dos maiores privilégios concedidos a um ser humano. No seu tempo, as mulheres eram consideradas em segundo plano pela sociedade em geral. No entanto, Deus (que não faz acepção de pessoas) escolheu-a para ser o vaso humano para abrigar Jesus na Sua vinda a este mundo. Gerado pelo Espírito Santo, ali estava Jesus, o Deus homem, no ventre de Maria, para iniciar a Sua caminhada entre os homens. Veio como os seres humanos daquela altura, só que na Sua completa pureza, tal como Adão quando saiu das mãos de Deus. Veio para cumprir a Sua missão, que deveria culminar com o Seu sacrifício na cruz do Calvário.
Uma das mais belas páginas da Bíblia é a que encontramos em Lucas 1:46-55. É o Cântico de Maria, que diz:

"A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque atentou na humildade da Sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o Seu nome. A Sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que O temem." Versos 40-45.

Notou bem quais foram as primeiras palavras de Maria? "O meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador." Maria, a mulher escolhida pelos Céus para acolher no seu ventre o Filho de Deus, sentia total dependência e necessidade do Salvador como qualquer outro ser humano. Como descendentes de Adão e Eva e, consequentemente, herdeiros do pecado no mundo, somos todos carentes de salvação que encontramos unicamente no Filho de Deus, Jesus Cristo. Apeguemo-nos a Cristo! Do nosso coração brotarão cânticos de louvor a Deus, como Maria fez.