quinta-feira, 21 de abril de 2011

ELE AMOU DEMAIS

21 de Abril

"Apareceu então Maria com um frasco de perfume muito caro, feito de nardo puro. Deitou-o sobre os pés de Jesus e depois secou-os com os seus cabelos. E toda a casa ficou a cheirar a perfume." João 12:3

Situada a três quilómetros de Jerusalém, estava a humilde e bucólica aldeia de Betânia. Lendo as luminosas páginas dos evangelhos, descobrimos ser este um dos lugares mais aprazíveis ao Senhor, pois muitas vezes nele encontrou hospitalidade e descanso.
Houve nesta aldeia - conta-nos a narrativa sagrada - uma ceia memorável. Entre os que estavam à mesa, figurava Lázaro que, depois de quatro dias de sepulcro, foi publicamente ressuscitado. Ninguém poderia negar que a sua ressurreição fosse uma realidade. Decorridas já algumas semanas lá estava, entre os comensais, aquele mesmo Lázaro que havia sido declarado morto e sepultado.
Enquanto desfrutavam as alegrias daquela festa, Maria, irmã de Lázaro, penetrou furtivamente, trazendo na sua mão um frasco com um perfume caríssimo. Aquilo era tudo o que ela possuía, como se conclui de um comentário censurador de Judas, um dos que participava da ceia.
Maria quebrou o frasco e com o seu conteúdo ungiu os pés d'Aquele a quem ela tanto amava. Com este gesto generoso, ela deu tudo o que tinha ao Seu Salvador.
No seu livro The Gift of the Magi (O Presente dos Magos), O. Henry conta a história de um casal de americanos. Eles eram muito pobres; pouco possuíam das coisas deste mundo. A esposa, entretanto, possuía longos e sedosos cabelos. Eles eram para ela a sua maior riqueza. E a única coisa que o esposo possuía era um relógio de ouro que havia pertencido ao seu avô.
Os dois amavam-se intensamente. Era a véspera de Natal e Della, a esposa, queria dar um presente especial ao marido. Dirigiu-se a uma loja de perucas e vendeu-lhes todo o seu cabelo, recebendo vinte dólares. Com esta soma comprou uma corrente para o relógio do seu querido esposo.
Enquanto isso, Jim, o marido, decidiu vender o relógio e comprou dois belíssimos ganchos para o cabelo de Della.
À noite, Jim viu que a esposa já não tinha os cabelos longos para usar os ganchos. E ela presenteou-o com uma corrente para o relógio que ele já não possuía. O grande amor que tinham um pelo outro levou-os ao extremo sacrifício... sem pensar no preço.
Maria não calculou o custo do presente representado pelo vaso de alabastro. Foi um gesto extravagante. Mas, extravagante também foi o amor de Jesus revelado no Calvário. Disse alguém que no topo da cruz deveria estar escrita a seguinte legenda:

ELE AMOU DEMAIS

Enoch de Oliveira in Cada Dia com Deus