quinta-feira, 28 de abril de 2011

PARTILHAR O AMOR

28 de Abril

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus 22:39

O amor a Deus cresce à medida que é partilhado. Se não for repartido logo morrerá. É por isso que as actividades em favor do próximo devem ocupar um lugar importante na vida de todo o cristão. E convenhamos, há um número ilimitado de acções com as quais podemos identificar-nos e envolver-nos.
Não basta vivermos uma vida religiosa voltada unicamente para as actividades e reuniões da igreja. Embora isso seja importante, os nossos actos podem acabar por cair na vala do lugar comum e da formalidade. O cristianismo vivido de mangas arregaçadas - isto é, em actividades em favor dos outros - é o argumento mais poderoso do evangelho. Nesse acto há um duplo benefício. São favorecidos quem pratica a boa acção e quem a recebe.
Conta-se a história de um homem que viajava num dia de Inverno. Por causa de uma profunda e abundante neve, ficou entorpecido com o frio. A sua vontade de continuar estava a ser imperceptivelmente minada. Nessa altura ouviu os apelos de outro viajante que estava a morrer de frio. Encontrou-o quase desfalecido. Esfregando-lhe os membros quase enregelados, tentou colocar o pobre homem de pé; porém, ele não tinha forças para se sustentar. Não tendo outra saída, tentou pegar nele. Fez isto suportando o seu peso através de montes de neve que nunca imaginava ser capaz de atravessar. Ao chegar a um lugar seguro, surpreendeu-se ao perceber quão quente estava o seu corpo. Graças a isso, aquecera o pobre homem moribundo, salvando-lhe a vida.
Em todos os lugares podemos encontrar pessoas necessitadas. Na nossa própria comunidade existem aqueles a quem a esperança foi tirada - a esses devemos dar calor. Muitos, devido às frustradas tentativas de vencer, têm perdido até a coragem de lutar - a estes devemos dizer palavras de conforto, ânimo e encorajamento. Há os que têm necessidades físicas e materiais - com estes vamos repartir um pouco do que temos. Existem aqueles cujo coração está aberto à Palavra de Deus - vamos levar-lhes o Pão da Vida.
"O amor é uma planta de origem celeste, e precisa de ser cultivada e nutrida. Corações afectivos, palavras verdadeiras, amáveis, farão famílias felizes e exercerão influência própria para elevar a todos quantos entram na esfera dessa influência." Ellen White.