segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A BELA ARTE DE SER CRISTÃO

5 de Dezembro

"O que ama a pureza do coração e tem graça nos seus lábios terá por amigo o Rei." Provérbios 22:11

Ser cristão - isto é, ser um seguidor fiel e sincero de Cristo - é uma das experiências mais lindas e dignas que o homem pode experimentar. No entanto, nestes dias em que vivemos, quando os valores éticos e morais aceites pela sociedade passam por transformações e até inversões radicais, confesso que não é nada fácil seguir as pegadas de Jesus. Hoje a sociedade, como numa avalanche, posiciona-se em direcção oposta a muitos ensinos e recomendações propostos por Jesus.
Pensemos, por exemplo, na castidade para os solteiros e na fidelidade matrimonial para os casados. Eis aí um assunto considerado ultrapassado pelo mundo. No entanto, os que criticam e desdenham da firme posição dos fiéis cristãos não podem negar que há entre estes um alto índice de felicidade, e um baixíssimo, e quase inexistente, índice de Sida e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Convenhamos, só estes dois factores já seriam o suficiente para se dizer que é uma bênção ser um bom cristão.
Compreendemos que não é nada fácil nadar contra a corrente. Pior ainda quando as ondas dos novos costumes são divulgadas com tanta impetuosidade pelos fartos meios de comunicação dos nossos dias. O bombardeio é feito por todos os lados, valorizando a infidelidade, a esperteza, a mentira e a deslealdade. Com isto, lançam-se por terra as boas virtudes, que são o sustentáculo de uma sociedade saudável e feliz.
Pelo amor que tem a si mesmo, à sua família e ao seu Deus, convido-o a destemidamente posicionar-se ao lado de Jesus. Sei muito bem que isto é uma decisão heróica e difícil, mas é altamente compensadora. Para aqueles que têm visão curta e limitada e que vêem apenas o hoje, isto parecerá uma perda e restrições. Mas aqueles que se preocupam também com o amanhã e a eternidade estão a investir no melhor negócio que pode haver. Hoje poderá surgir alguma tribulação, mas o amanhã será a glória, a alegria e a eterna felicidade.
Muito em breve o Rei de todo o Universo vai estar diante dos portais da eternidade para dar as boas-vindas aos Seus amigos, aqueles que se mantiveram puros, fiéis aos Seus ensinos e que foram gentis e corteses para com o próximo.