sábado, 12 de fevereiro de 2011

NÓS CONFIAMOS EM DEUS

12 de Fevereiro

"Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" Lucas 12:20

Ao escrever a meditação de hoje, tenho diante dos meus olhos uma pequena moeda norte-americana de apenas cinco cêntimos. Num dos lados está escrito: "Liberty" (Liberdade), e na outra: "In God we trust" (Em Deus confiamos). Nunca ouvi nada sobre quem teve a ideia de colocar nas moedas americanos esta frase: "Em Deus confiamos", mas devo confessar que isso me emociona.
Nos dias actuais, perante o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, tem havido uma fortíssima tendência para não se confiar mais em Deus. Talvez, hoje a confiança esteja depositada primeiro no dinheiro que se tem ou que se poderá ter. E é fácil compreender o porquê disso. Com dinheiro compramos o sustento próprio e da família; adquirimos conforto, recreações e viagens. Com dinheiro granjeamos amigos, adquirimos os melhores carros, aviões e helicópteros; pagamos planos de saúde e temos acesso aos melhores médicos e hospitais. E tudo isso massaja o nosso ego e enche a nossa alma de uma saborosa sensação de força e poder, como se fôssemos meio eternos. Fraca ilusão! Basta uma oscilação da bolsa de valores, uma doença grave, um acidente ou a acção de terroristas e pronto! Lá se foram água abaixo a confiança e a esperança. Pode-se perder a fortuna, os amigos, os bens, a saúde e até a própria vida presente e a futura, num simples piscar de olhos.
Foi muito a propósito que Jesus enunciou a parábola do rico insensato. Aquele homem, inteligente e trabalhador, tinha-se preocupado em fazer com que os seus bens se multiplicassem, e foi bem sucedido em fazer com que tudo prosperasse. O que Jesus nos deseja ensinar é que se o suceso material não for acompanhdo do sucesso espiritual, não traz consigo nenhum valor. Foi por isso que concluiu a parábola dizendo: "Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus." Lucas 12:20 e 21.
Quão oportuno é atentar para o conselho de Salomão: "Confie no Deus Eterno de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência." Provérbios 3:5, BLH. Que mesmo enfrentando as vicissitudes da vida, com provas e dificuldades ou no meio da fartura, em todas as circunstâncias possamos dizer: "Em Deus confiamos."

BLH = A Bíblia na Linguagem de Hoje