domingo, 13 de fevereiro de 2011

O AMOR INFINITO DE DEUS

13 de Fevereiro

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigénito, para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

O amor é o tema central do verso mais lido e comentado da Bíblia Sagrada. Através desse verso, Deus revela que o Seu amor é direccionado indistintamente para todos os seres humanos do planeta Terra. As dimensões desse amor são colocadas em evidência pelo facto de o Autor e Mantenedor da Vida, Deus, Se propor a oferecer-nos o Seu próprio Filho, Jesus. Ele substituiu-nos na morte que merecíamos.
O amor divino é eterno sob vários aspectos. Primeiro, porque Deus é amor. Amar é inerente ao Seu carácter. Ele não apenas desenvolve e tem amor, Ele é amor. Se Deus é eterno, o Seu amor também o é. Em segundo lugar, o amor de Deus é eterno porque os resultados do Seu amor são eternos. A segunda parte do verso diz que o oferecimento do sacrifício do Filho de Deus é "para todo aquele que n'Ele crê", para que "não pereça, mas tenha a vida eterna". É a universalidade do amor divino.
Desse facto presume-se uma coisa curiosa e muito importante. Embora o amor divino seja eterno e universal, pois é direccionado a todo o mundo, pode ser considerado também como eliminatório ou selectivo. Esta exclusão não depende d'Ele, pois Ele ama a todos, mas de nós seres humanos, que podemos aceitar e corresponder a esse amor, ou não.
Ilustremos de forma muito simples essa questão. Pense no amor de Deus como sendo uma linda estrada que vem do trono divino, no Céu, até si. Quando recebe o impacto desse amor e aceita a oferta do sacrifício de Jesus, tem os seus pecados perdoados e é aceite como filho na família de Deus. Assim, estabelece-se a segunda via dessa linda estrada, a que vai para o Céu, pelo seu amor dedicado a Deus.
Mas imagine agora alguém que rejeita o amor divino. Imediatamente já criou o quadro mental de uma estrada com uma única pista, a que vem de Deus, não é assim?
O amor divino é eterno e sempre o será. Ele é infinito em grandeza e em misericórdia; apenas espera ser correspondido. Deus diz: "Eu amo os que Me amam; os que Me procuram Me acham." Provérbios 8:17