segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O MENINO QUE NÃO SORRIA

14 de Fevereiro

"Porque tive fome, e Me destes de comer; tive sede e Me destes de beber; era forasteiro, e Me hospedastes."Mateus 25:35

Certo dia, em viagem, parámos o carro junto a um restaurante para almoçar. Foi quando fiquei a observar um miúdo que, pela aparência, se afigurava bem pobre. Confesso que me senti impelido a ajudar o menino. Meti a mão no bolso e peguei em algum dinheiro e dei-lho.
O quadro que vi, a seguir, foi algo que ficou gravado profundamente no meu coração. O miúdo estendeu a mão e pegou no dinheiro. Cabisbaixo, exteriorizando no seu aspecto geral profundos sentimentos, ainda foi educado suficientemente para me dizer: "Muito obrigado, senhor." Ele não olhou para os meus olhos, nem sequer esboçou o menor sorriso. Havia gratidão nas suas palavras, mas faltava-lhe alegria no coração.
Estamos acostumados a ver adultos com o sobrolho franzido e triste perante as preocupações da vida. Sabemos que as crianças facilmente esboçam um bonito sorriso diante de qualquer gesto de bondade e amor que recebam, mesmo que seja a coisa mais insignificante. Porque é que aquele menino não sorria?
Desde então, tenho pensado em todo o drama que estaria por trás daquele pequeno rosto triste. Talvez desemprego na família, doenças... Mas, sobretudo, fome. E quantas são as famílias e as pessoas que nos dias actuais estão a passar por um drama semelhante?
Ao sentar-se à mesa para tomar a sua refeição, nunca se esqueça de agradecer a Deus o alimento que tem. Você foi agraciado com bênçãos no trabalho e na vida como um todo. Agradeça a Deus! Porém, mais do que isso, lembre-se de que todos os bens que Deus lhe tem colocado nas mãos são propriedade d'Ele. E Ele espera que os utilize de forma desprendida, motivado pelo amor. Talvez pense que não pode ir em missão humanitária a qualquer outro sítio para ajudar os necessitados de lá. Mas você pode ser a mão ajudadora em favor daqueles que estão bem perto e que às vezes lhe batem à porta.
São muito impressionantes as palavras de Jesus àqueles que, com espírito magnânimo, se dispõem a ajudar o próximo: "Porque tive fome, e me destes de comer, tive sede e me destes de beber. ... Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."