terça-feira, 10 de maio de 2011

AS PROVAÇÕES

10 de Maio

"E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos." Mateus 28:20

Com o coração cheio de orgulho, Nabucodonosor mandou construir uma grande estátua revestida de ouro. Queria que todos os principais do seu reino lhe prestassem homenagem, adorando e prostrando-se diante da estátua.
Ordenou que uma grande orquestra fosse preparada, e quando os sons dos instrumentos fossem ouvidos, todos na vasta planície, em frente da estátua, deveriam ajoelhar-se e adorá-la. Quem não adorasse a estátua seria lançado numa fornalha. Nessa ocasião os três companheiros de Daniel estavam ali e, como serviam ao Deus verdadeiro, não adoraram a estátua. Imediatamente compareceram diante do rei alguns caldeus que denunciaram os três hebreus, dizendo que eles não estavam a respeitar a ordem do rei.
O rei ficou furioso, mandou buscá-los, pediu explicações e deu-lhes outra oportunidade para se livrarem da fornalha ardente. Mas eles disseram: "Quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei." Daniel 3:16,17.
Com estas palavras o rei enfureceu-se mais ainda. Mandou que homens fortes os amarrassem com as roupas e as capas e os lançassem na fornalha que tinha sido aquecida sete vezes mais. O calor foi tão forte que matou os soldados que os atiraram para a fornalha.
De repente, o rei espantado olhou para lá e perguntou:
- Não lançámos nós três homens atados dentro do fogo?
- É verdade, ó rei - responderam os conselheiros.
- Estou a ver quatro homens andando soltos na fornalha e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses. (Daniel 3:24, 25).
Deus protege aqueles que honram o Seu nome. Pense nisto: na planície estava uma grande multidão ajoelhada e adorando uma estátua, mas Deus não estava com eles. Entretanto, dentro da fornalha os três hebreus andavam como se passeassem numa praia, tendo a companhia de Alguém diferente. Jesus estava com eles.
Se para seguirmos a verdade e adorarmos ao Deus verdadeiro tivermos de enfrentar provações, temos esta certeza: Jesus também estará connosco. É melhor estar com Jesus, mesmo sendo provados, com a certeza da vida eterna, do que estar com a multidão e a total incerteza quanto à vida futura.