segunda-feira, 9 de maio de 2011

BOA SAÚDE

9 de Maio

"Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." I Coríntios 6:20

Vivemos a onda mundial da cultura física. No passado foi o método de Cooper. Hoje os ginásios, com os diversos equipamentos, surgem por toda a parte; é a fase da musculação.
Sob vários aspectos, isto é um facto positivo, pois a preocupação com o físico e a saúde é sempre uma boa coisa. Há nas Escrituras Sagradas o edificante exemplo de alguns valorosos hebreus que, já na antiga Babilónia, se preocupavam em ter o corpo saudável. Os jovens hebreus eram Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Por serem de boa aparência e inteligentes, foram seleccionados para receber educação especial e servir na corte do rei Nabucodonosor, embora fossem cativos.
Para lhes assegurar um bom tratamento, o rei ordenou que lhes fossem servidas as mesmas comidas e bebidas que ele comia e bebia. A Bíblia relata que Daniel, representando o seu grupo, notificou que eles não iriam contaminar-se com alimentos impuros e bebidas impróprias. E quando o chefe do serviço do palácio demonstrou preocupação a seu respeito, por poderem tornar-se débeis e fracos diante do rei, Daniel propôs que adoptassem um período de prova de 10 dias. Assim foi feito. Depois, diz Daniel 1:15, eles "estavam mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei."
Há muitos factores que contribuem para que tenhamos, ou não, uma boa saúde. Além da nossa herança genética, os outros elementos são conhecidos: o ar que respiramos, a comida que comemos, a bebida que bebemos e os hábitos de vida que adoptamos. É da soma desses factores que vamos encontrar a média de saúde e de vida de cada um de nós. E a lei da Natureza é implacável: "Tudo o que semeamos, colhemos."
Certa ocasião, viajando com um líder religioso, ele dizia que já se tinha libertado dessas exigências da alimentação. E, em tom de pilhéria, apontando para a garganta disse: "O que conseguir passar por aqui é alimento." A filosofia de saúde do apóstolo Paulo era muito mais profunda: "Acaso não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo? ... Glorificai a Deus no vosso corpo." I Coríntios 6:19, 20.
Comer só bons alimentos, beber só bebidas saudáveis, adoptar bons hábitos de vida - eis o caminho certo para glorificar a Deus no corpo. Experimente!