quinta-feira, 5 de maio de 2011

RECEITA BÍBLICA DE BELEZA

5 de Maio

"O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate." Provérbios 15:13

Isto não se passa com todas as pessoas, mas quase todas se preocupam com a aparência pessoal, não é verdade? Que o digam os espelhos e as balanças!
É por isso que proliferam por toda a parte os ginásios, os institutos de estética e de beleza. E o que salta aos nossos olhos é que as indústrias de produtos de beleza, que embora trabalhem com aquilo que é chamado supérfluo, ultrapassam as crises e permanecem firmes no seu ramo de negócio.
Mas não é para menos. Quem é que não gosta de se apresentar bem, com um visual agradável? É claro que já desde o início afastámos a preocupação excessiva e doentia que resvala para os lados da vaidade. Vaidade que cega as pessoas, levando-as por vezes aos caminhos inglórios do exagero e até do ridículo.
O que é a beleza? Será um rosto com linhas harmoniosas, lábios bem feitos, olhos cintilantes, cabelos sedosos, corpo escultural ou musculoso? Não! Beleza é muito mais do que isso. Só a beleza física não resiste aos diálogos, à convivência e ao tempo. É superficial e passageira. A beleza duradoura e profunda é aquela que emana do interior das pessoas e se exterioriza através de um semblante feliz, de lábios que sorriem, de olhos que estampam paz e felicidade e de um coração onde reside o verdadeiro amor.
Num dos seus belos provérbios, o sábio Salomão traz-nos uma receita de beleza a que vale a pena prestar atenção: "O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate" Provérbios 15:13. Entretanto, é bom lembrar que a alegria que aformoseia o rosto não é simplesmente aquele sorriso profissional ou artístico. Ele precisa de brotar de um coração que esteja sintonizado com Deus, com o Seu Filho Jesus e com o Espírito Santo.
"O amor difundido por Cristo para todo o ser, é um poder vitalizante. ... Vem com ele serenidade e compostura. Implanta na alma uma alegria que coisa alguma terrestre pode destruir - a alegria no Espírito Santo - alegria que comunica saúde e vida." - A Ciência do Bom Viver, pág 115.