quarta-feira, 4 de maio de 2011

PAGAR O MAL COM O BEM

4 de Maio

"Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem." Génesis 50:19, 20

Uma das mais lindas atitudes de um bom cristão é ter a capacidade de superar todas as vontades naturais de responder, e retribuir o mal que recebeu com boas acções e amor.
No Egipto, onde se encontrava como escravo, José passou por amargas e gloriosas experiências. Por não aceitar o impúdico convite da esposa de Potifar, acabou por ir para a prisão a fim de pagar por um crime que não tinha cometido. Porém, Deus não o abandonou ali. Tudo o que ele fazia era bem-feito, e por isso se tornou estimado e admirado.
Por interpretar os sonhos dos companheiros da prisão, foi levado à presença de Faraó para que também interpretasse os seus sonhos. Resultado: ganhou a sua confiança e acabou por ser nomeado primeiro-ministro do Egipto. Durante os sete anos de fartura, armazenou alimentos em todo o Egipto. Quando a fome se abateu por todas as regiões do oriente, acabou sendo uma pessoa chave para providenciar alimentos para a sua família, incluindo os irmãos que o tinham vendido como escravo. Recebeu-os no Egipto, onde puderam ter um lugar especial para viver e apascentar os seus rebanhos.
Mas a atitude mais bonita de José foi após a morte do seu pai. Os irmãos, receosos de que ele se aproveitasse da posição de primeiro-ministro e se vingasse pelo facto de o terem vendido como escravo, apresentaram-se perante ele, pedindo-lhe perdão. A resposta de José foi memorável: "Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem." Génesis 50: 19, 20.
Quando maltratados e injuriados, a nossa tendência natural é 'dar o troco'. No entanto, o mais forte, o mais digno, não age assim. Ele não é dominado pelo ódio. O seu coração é fortalecido pelo amor de Deus e pela graça de Jesus na sua vida. É capaz de perdoar e amar os que o maltratam. O mundo, a igreja e as famílias seriam bem diferentes se todos agissem assim! Jesus recomenda-nos: "Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem." Mateus 5:44.