sexta-feira, 6 de maio de 2011

PLANOS E ALVOS

6 de Maio

"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor." Provérbios 16:1

Os planos, alvos e sonhos são óptimos estimulantes da vida. É verdade que há alguns que pensam que essas coisas são apenas para os jovens que estão a iniciar a vida. Não deveria ser assim. Todos nós devemos tê-los, independentemente da nossa idade, estudos e estado civil.
É bem verdade que ao longo da vida o centro dos nossos planos pode ir-se alterando. O jovem deve colocar diante de si metas para o estudo, para a profissão, para o matrimónio, etc. Os mais velhos teriam planos bem diferentes: talvez a reforma da casa, a aquisição de uma nova residência, a realização de uma sonhada viagem, etc.
De uma coisa temos plena certeza: Para uma pessoa viver cada fase da vida em toda a sua exuberância e beleza, é necessário que tenha diante de si o estímulo de alvos e sonhos a serem concretizados. Quão triste é uma pessoa acordar pela manhã e saber que tem um dia todo pela frente, sem estímulo, sem ter nenhuma tarefa útil a executar, nada em que pensar.
Agora um facto importantíssimo: Ao estabelecermos os nossos ideais e sonhos para a vida, precisamos de ter a certeza plena de que Deus os confirma. Pois, planos e alvos sem a aprovação divina não são sonhos, são miragens ilusórias, que acabam por se transformar em pesadelos. O sábio Salomão fala sobre essa inquestionável realidade: "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor" Provérbios 16:1.
Eis aqui uma verdade da qual ninguém pode fugir. Ao longo da minha vida tenho visto os sonhos de muitas pessoas esfacelarem-se e ruírem diante dos percalços por que por vezes temos de passar. Pode ser um acidente, uma doença ou uma crise qualquer. Os que fizeram os seus planos com Deus, tendo sempre a Sua aprovação, encontraram forças para vencer as frustrações e sair vitoriosos. Os outros deixaram-se dominar pelo desespero, perderam a fé e alguns até se embrenharam pelos caminhos inglórios das drogas e do álcool.
Coloquemos Jesus nos nossos planos e deixemos que Ele seja a mola propulsora de todo o sucesso da nossa vida profissional e afectiva. Então seremos plenamente felizes!