sexta-feira, 27 de maio de 2011

A FÉ ESPANTA O MEDO

27 de Maio

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de factos que se não vêem." Hebreus 11:1

Vivemos num mundo dominado por crises que se sucedem umas às outras. São crises financeiras e económicas, políticas e sociais; mas os maiores destaques são as crises morais e espirituais. As vítimas destas últimas crises, deambulam pela vida sem terem ao certo uma ideia acerca de onde vieram, pela qual estão no mundo e para onde irão depois.
Estas crises geram complexos e medo nos seres humanos. Analisando esse facto, Rodolfo Kondes, jornalista e escritor de São Paulo, escreveu o seguinte:
"Ao longo da História, os seres humanos tornaram-se animais medrosos por excelência. O nosso medo é ambíguo, inerente à nossa natureza, perturbador. Pode fazer-nos regredir. Pode até matar-nos." E termina o seu artigo dizendo: "Mas o medo é o começo da sabedoria... Pode ser a fonte das respostas correctas e necessárias às perguntas que sempre nos chegam em tempo de mudança."
Há coerência nas palavras de Kondes. Se por um lado o medo é um sentimento mórbido, para os que se mantêm unicamente dentro dos seus limites escuros, por outro lado, não abala os que crêem em Deus e confiam na Sua Palavra, embora vivam no contexto deste mesmo mundo de preocupações e de problemas.
Estes sabem a sua origem. Crêem num Deus Criador e num Salvador, Jesus Cristo, que veio ao mundo para dar esperança de uma vida sem tristezas, sem dores, sem desentendimentos, sem enfermidades, nem morte.
É por isso que os que crêem em Deus e na Sua palavra, em vez de se deixarem dominar pelo medo, têm o coração inundado pela esperança de dias melhores. A diferença é a fé. A Bíblia diz-nos que "fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de factos que se não vêem". Hebreus 11:1.
Que ao enfrentarmos as crises da vida - sejam elas na saúde, no lar, no trabalho ou na vida como um todo - jamais nos esqueçamos de olhar para cima. Acima de tudo e de todos, há um Deus poderoso que se interessa por todas as pessoas que O amam. Depositemos n'Ele as nossas esperanças, e a escuridão das crises de hoje transformar-se-á num brilhante alvorecer amanhã.