terça-feira, 24 de maio de 2011

GUARDAR A PALAVRA NO CORAÇÃO

24 de Maio

"Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti." Salmo 119:11

Se pegarmos na Bíblia e a abrirmos no Salmo 119 veremos uma coisa curiosa. Todos os seus 176 versos se referem à 'Palavra', aos 'Preceitos', à 'Lei', aos 'Estatutos', aos 'Juízos' ou 'Mandamentos'; ou seja, todo o Salmo se refere à própria Escritura Sagrada.
Gosto muito do verso 11, escolhido para a nossa meditação de hoje. A versão Almeida, antes de ser revista, usava a expressão: "Escondi a Tua palavra no meu coração." Mas agora o termo utilizado é mais carinhoso: "Guardo a Tua palavra no meu coração". Denota mais ternura e cuidado para com a Palavra de Deus.
Quer seja esconder ou guardar, em ambas as expressões percebe-se a necessidade de uma interiorização da Palavra de Deus no nosso coração. Pois só assim teremos forças para vencer as tentações sem que venhamos a ceder lugar ao pecado.
Por outro lado, temos que saber que a simples investigação intelectual da Bíblia Sagrada não resulta em vantagens aparentes. É necessário que a Palavra de Deus seja interiorizada na nossa mente e ali permaneça como uma força dinâmica. E quando isto acontece, muitas coisas lindas e maravilhosas começam a ter lugar na nossa vida. Como escreveu o apóstolo Paulo ao seu amigo Timóteo: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correcção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra." II Timóteo 3:16, 17.
Visto a palavra de Deus ser de tamanha importância para encontrarmos a verdade, e não vivermos apenas naquele "eu acho isto, eu acho aquilo"; e visto que ela nos ensina tanto a corrigir erros como a maneira certa de viver, deveríamos buscá-la com a vontade semelhante à de um faminto que tem nas suas mãos um apetitoso e nutritivo prato de comida. O profeta Jeremias escreveu: "Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração." Jeremias 15:16.
Esta é uma verdade inquestionável: todos os que interiorizam a Palavra de Deus no coração e a praticam são as pessoas mais felizes do mundo.