quarta-feira, 18 de maio de 2011

A SABEDORIA DOS SIMPLES

18 de Maio

"A revelação das Tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples." Salmo 119:130

Ao escrever ao seu amigo Timóteo, o apóstolo Paulo demonstrou-lhe toda a sua apreciação pelo facto de ele ter aprendido as sagradas letras desde a sua tenra infância. E de maneira objectiva apresenta o grande benefício que advém àqueles que delas se alimentam: "Podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus." II Timóteo 3:15.
Qualquer pessoa que mergulhar os pensamentos na leitura sincera da Bíbia, desprendida de qualquer preconceito, sairá sempre enriquecida. Amplia-se o seu conhecimento em várias áreas do saber humano, mas o maior de todos os benefícios é o da salvação. É na Bíblia que encontramos toda a revelação escrita do amor de Deus em favor da raça humana. Ali está a história do plano da salvação e da sua execução na pessoa amada, o Filho de Deus, Jesus Cristo.
Além dessa mais importante vantagem do estudo da Bíblia, temos que admitir que inúmeras pessoas têm recebido outras bênçãos. No versículo da nossa meditação de hoje o salmista destaca a ampliação do conhecimento e da sabedoria aos que, embora simples, lêem e ouvem a Palavra de Deus.
Elizeu Banhos foi um dos beneficiários da Palavra de Deus e conheci-o muito bem, pois ele era o meu sogro. Não possuía nenhuns estudos. Durante o dia era vendedor de frutas no mercado e à noite vendia pipocas na praça central da cidade. Converteu-se ouvindo com atenção a Palavra de Deus e procurando acompanhar na Bíblia o que ouvia. Assim, aos poucos foi aprendendo a ler. Entretanto, a simplicidade dos seus conhecimentos nunca lhe serviu de pretexto para não desenvolver a sua fidelidade a Deus e o seu testemunho. Pelo contrário, o exemplo da sua vida e a disposição constante de testemunhar da sua fé deixaram como herança três filhas, que ele criou no temor do Senhor, além de várias pessoas convertidas a Cristo.
Certa ocasião, ao saber que a sua casa tinha sido roubada, mas que o seu dízimo fora preservado sem que os ladrões o vissem, perguntei-lhe como fazia para calcular o dízimo. Ele respondeu: "No mercado e no carrinho das pipocas tenho uma gaveta onde guardo o dinheiro do negócio. Sempre que tiro dinheiro para o meu uso, esse é o meu lucro. Então eu separo o dízimo dali."
A Palavra de Deus dá sabedoria aos simples.